No cenário em constante evolução dos podcasts, o Spotify se destaca como líder indiscutível. À medida que o Dia Internacional do Podcast se aproxima, a plataforma de streaming de áudio mais popular do mundo tem muito a celebrar. Com números surpreendentes e inovações constantes, o Spotify está mudando a forma como ouvimos e criamos conteúdo de áudio.
Os números do Spotify
O Spotify conquistou a posição de plataforma mais usada para podcasts em muitos mercados-chave em todo o mundo e é o maior editor de podcasts nos Estados Unidos. Seu domínio é evidenciado por mais de 100 milhões de ouvintes regulares de podcasts, um aumento de dez vezes desde 2019. Desde então, mais de meio bilhão de pessoas ouviram pelo menos um podcast no Spotify. Além disso, a plataforma oferece agora mais de 5 milhões de programas, disponíveis em mais de 170 mercados. Os números são verdadeiramente impressionantes.
Diversidade em destaque
O Spotify não apenas lidera o setor, mas também se destaca por seu compromisso com a diversidade e inclusão. Um exemplo visível disso é o BLK Pod Festival, que ocorrerá em Atlanta no Dia Internacional do Podcast. Patrocinado pelo Fundo de Equidade para Criadores do Spotify, o festival tem como objetivo destacar a criatividade de áudio negra, educar os participantes e criar conexões significativas.
Gavin Guidry, Diretor Criativo de Podcasts da Spotify for Podcasters, expressa seu entusiasmo: “Estou animado em representar o Spotify no BLK Pod Festival, ter a oportunidade de vivenciar uma comunidade de podcasters negros em Atlanta, minha cidade natal, e ouvir algumas das histórias que eles estão contando por meio desse meio.” Gavin, que também co-apresenta o podcast “Tools for Time Traveling,” compartilhará sua visão sobre como ingressar no mundo dos podcasts, estratégias de monetização e tendências entre os criadores da indústria.
Novas ferramentas para melhorar a experiência dos ouvintes
Em seu blog, o Spotify disse estar empenhado em tornar a experiência dos ouvintes ainda mais rica e envolvente. Para isso, eles estão lançando várias ferramentas inovadoras:
- Transcrições enriquecidas: agora, o Spotify está introduzindo transcrições geradas automaticamente e sincronizadas no tempo para mais criadores e programas. Isso tornará os podcasts mais acessíveis visualmente e textualmente. As transcrições estarão disponíveis para milhões de episódios nas próximas semanas, com planos de inovação contínua, incluindo a capacidade de adicionar mídia às transcrições.
- Expansão dos capítulos de podcast: os usuários móveis agora podem acessar uma lista completa de capítulos rolando para baixo na visualização de reprodução. Isso oferece mais controle sobre as sessões de audição e fornece informações detalhadas sobre cada episódio.
- Atualizações nas páginas de mostra de podcast: antes de ouvir um episódio completo, os ouvintes agora podem aprender mais sobre um podcast com conteúdo adicional disponível em uma versão aprimorada da página de exibição do programa. Isso inclui descrições, imagens e recomendações de episódios dos criadores. Além disso, os ouvintes receberão recomendações para outros programas na guia “Mais como este.”
Impacto global dos podcasts
Os podcasts são uma forma poderosa de compartilhar histórias, conhecimento e perspectivas. E essa influência não está limitada a um único país. O impacto do podcasting se espalha pelo mundo, educando e inspirando pessoas em todos os cantos do planeta.
No Brasil, um dos mercados de podcast que mais crescem no mundo, o Spotify demonstra seu compromisso com a comunidade de criadores através de várias iniciativas, incluindo o Festival de Podcasts do Spotify, um evento que conecta fãs e criadores em sessões ao vivo. Além disso, o Making Space studio oferece aos criadores brasileiros um estúdio de podcast gratuito e bem equipado para a gravação de conteúdo de áudio. E o programa Spotify Labs é uma valiosa iniciativa online e presencial que ensina a aspirantes a podcasters estratégias para desenvolver e lançar com sucesso um podcast na plataforma.