O Google Maps, uma das principais ferramentas de navegação e exploração do mundo, anunciou uma série de atualizações que visam aprimorar significativamente a experiência dos usuários. Com base em avanços tecnológicos e na busca contínua por inovações, o Google Maps busca tornar o planejamento de viagens mais eficaz, a navegação mais precisa e proporcionar novas fontes de inspiração.
Uma das atualizações mais impressionantes é a “Visualização Imersiva para Rotas“. O Google Maps fornece rotas que abrangem mais de 20 bilhões de quilômetros todos os dias, e agora os usuários podem explorar essas rotas de uma maneira completamente nova. Graças ao poder da Inteligência Artificial (IA), os usuários podem visualizar cada etapa de suas viagens de forma mais imersiva, seja dirigindo, caminhando ou pedalando.
Imagine planejar um passeio de bicicleta ao longo da orla de São Francisco até o majestoso Palácio de Belas Artes. Basta solicitar as rotas para ciclistas e ativar a Visualização Imersiva para obter uma visão detalhada da rota, como se estivesse lá pessoalmente. Essa ferramenta permite que você se prepare para as curvas, fornecendo instruções detalhadas e visuais passo a passo. Além disso, um controle deslizante de tempo permite que você programe sua partida com base em informações úteis, como previsão do tempo e simulações de tráfego.
Essa inovação é possível devido ao “Immersive View for Places”, que utiliza IA para combinar bilhões de imagens aéreas e do Street View. Com a implementação dessa atualização em cidades como Barcelona, Dublin, Las Vegas e Paris, tanto em dispositivos Android quanto iOS, o Google Maps está elevando o planejamento de viagens a um novo patamar, proporcionando uma visão mais precisa das jornadas.
Lens no Maps: realidade aumentada na navegação
O Google Maps também tornou mais simples entender o ambiente circundante quando você chega a um novo local. A funcionalidade “Lens no Maps”, anteriormente chamada de “Pesquisa com Visualização ao Vivo”, utiliza IA e realidade aumentada para facilitar a orientação dos usuários em ambientes desconhecidos.
Para acessar o “Lens no Maps”, basta tocar no ícone correspondente na barra de pesquisa e apontar o telefone para encontrar informações sobre caixas eletrônicos, estações de transporte público, restaurantes, cafeterias e lojas nas proximidades. Essa ferramenta está sendo expandida para mais de 50 novas cidades, incluindo Austin, Las Vegas, Roma, São Paulo e Taipei.
Essa expansão do “Lens no Maps” pretende ser um guia de bolso valioso para ajudar os usuários a encontrar o que precisam, seja navegando por uma cidade desconhecida ou explorando um novo bairro.
Navegação mais detalhada: mapas mais realistas e informações precisas
Centenas de milhões de motoristas confiam no Google Maps para fornecer informações úteis em tempo real, como acidentes próximos e congestionamentos. Em breve, o mapa de navegação ficará ainda mais detalhado e realista.
Além das atualizações nas cores do mapa, os usuários verão representações mais fiéis dos edifícios, o que facilitará a orientação, especialmente em áreas urbanas. Nas rodovias, onde as manobras de direção são frequentes, como mudanças de faixa, o Google Maps oferecerá detalhes aprimorados das faixas para garantir que os motoristas estejam bem preparados. Essas atualizações começarão a ser implementadas nos próximos meses em 12 países, incluindo os EUA, Canadá, França e Alemanha.
Nos Estados Unidos, em breve, será possível verificar se há faixas exclusivas para veículos de alta ocupação (HOV) em sua rota, o que ajudará os motoristas a fazer escolhas informadas sobre como chegar ao destino. Na Europa, as informações de limite de velocidade, alimentadas por IA, serão expandidas para 20 países, contribuindo para a segurança nas estradas. Esses recursos serão implementados no Android, iOS e em veículos com o sistema Google Built-in nos próximos meses.
Informações sobre veículos elétricos
Para os motoristas de veículos elétricos, a ansiedade de carregamento é uma preocupação recorrente. Encontrar estações de carregamento compatíveis e operacionais é fundamental para garantir uma viagem tranquila.
A partir desta semana, os motoristas de veículos elétricos no Android e iOS terão acesso a informações detalhadas sobre estações de carregamento, incluindo a compatibilidade com seus veículos e a velocidade de carregamento oferecida. Além disso, os usuários poderão verificar quando uma estação de carregamento foi usada pela última vez, evitando visitas a carregadores defeituosos. Essas atualizações começarão a ser implementadas globalmente no iOS e Android, sempre que informações sobre estações de carregamento de veículos elétricos estiverem disponíveis.
Essas informações também estarão disponíveis para desenvolvedores na plataforma Google Maps na API Places, permitindo que empresas forneçam informações em tempo real sobre estações de carregamento de veículos elétricos em seus sites e aplicativos.
Pesquisas mais visuais e temáticas
O Google Maps está evoluindo para ir além das simples direções. Agora, ele atua como uma ferramenta de inspiração e descoberta. Ao realizar pesquisas específicas, como “arte com café com animais” ou “canteiro de abóboras com meu cachorro”, os resultados são apresentados com imagens. Esses resultados são gerados por meio da análise de bilhões de fotos compartilhadas pelos usuários do Google Maps, utilizando IA e modelos avançados de reconhecimento de imagem.
Essa funcionalidade oferece uma lista visual de locais que correspondem exatamente ao que o usuário está procurando. Os resultados podem ser explorados, permitindo que os usuários toquem em uma foto para saber mais e obter orientações para o local. Essa nova forma de pesquisa já está sendo implementada em vários países e continuará se expandindo globalmente ao longo do tempo.
Além disso, para aqueles momentos em que os usuários desejam explorar algo novo e não têm um plano específico, o Google Maps oferecerá resultados de pesquisa organizados por temas. Por exemplo, em Tóquio, é possível pesquisar “coisas para fazer” e obter sugestões de lugares temáticos, como “anime” ou “flores de cerejeira”. Os resultados temáticos para atividades e refeições serão lançados globalmente no Android e iOS nas próximas semanas.