Uma equipe de estudantes da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, conquistou um novo recorde mundial do Guinness com seu carro movido a hidrogênio, o Eco-Runner XIII. O veículo estabeleceu a maior distância percorrida por um carro movido a hidrogênio em todo o mundo, demonstrando o potencial dessa tecnologia sustentável e inovadora.
A equipe de 24 estudantes dedicados da TU Delft investiu tempo e esforço na construção do Eco-Runner XIII, que superou todas as expectativas ao percorrer uma distância impressionante. O recorde foi estabelecido em 26 de junho, na pista de testes de Immedingen, na Alemanha, onde o carro movido a hidrogênio mostrou todo o seu desempenho excepcional.
O Eco-Runner XIII é um aprimoramento em relação ao modelo do ano passado, sendo mais leve e aerodinamicamente refinado. Sua construção teve início em fevereiro e foi apresentado ao público em maio como uma verdadeira inovação no setor automotivo.
A equipe de estudantes partiu para a pista de testes de Immendingen com o objetivo de bater o recorde anterior e alcançou resultados extraordinários. Durante a corrida, o carro movido a hidrogênio atingiu uma velocidade de 45 km/h (28 mph), quase dobrando a velocidade de seu antecessor. Após percorrer uma distância incrível, o veículo finalmente parou às 8h26, totalizando uma marca impressionante.
O recorde anterior foi completamente superado, demonstrando o potencial dos carros movidos a hidrogênio como uma alternativa viável aos veículos convencionais. O Eco-Runner XIII percorreu uma distância de 2.488,45 km (1.546,18 milhas) utilizando apenas 950 g de hidrogênio, um resultado que certamente deixou a equipe orgulhosa de seu trabalho árduo.
O projeto Eco-Runner é uma iniciativa anual que visa aprimorar o protótipo de carro movido a hidrogênio a cada ano. Desde seu início em 2005, a equipe tem se esforçado para superar desafios e melhorar a eficiência dos veículos movidos a hidrogênio. O primeiro protótipo, o Eco 1, competiu na Shell Eco-marathon em 2006 e, desde então, o projeto tem evoluído continuamente.
Ao longo dos anos, a equipe de estudantes tem buscado aperfeiçoar o design e a funcionalidade dos veículos Eco-Runner. Em 2020, foi desenvolvido o primeiro conceito de classe urbana, que apresentava um comprimento significativamente reduzido e ainda possuía três rodas. No ano seguinte, o conceito foi aprimorado com a adição de uma quarta roda, permitindo uma maior autonomia e eficiência de combustível. Em uma jornada não interrompida de 36 horas, o veículo movido a hidrogênio percorreu 1.195,74 km (742,99 milhas) com apenas um tanque de hidrogênio.
A vitória em 2022 no Desafio de Eficiência de Hidrogênio impulsionou a equipe a ir além. O protótipo Eco-Runner de 2022 foi projetado para ser mais de 100 vezes mais eficiente em combustível do que os carros movidos a combustíveis fósseis modernos. Agora, com o novo recorde mundial do Guinness, a equipe estabeleceu um marco importante na indústria automotiva, destacando o potencial dos carros movidos a hidrogênio como uma alternativa sustentável e viável.
O carro movido a hidrogênio Eco-Runner XIII, desenvolvido pela equipe de estudantes da TU Delft, alcançou um feito notável ao estabelecer um novo recorde mundial do Guinness para a maior distância percorrida por um veículo movido a hidrogênio. Esse sucesso evidencia o avanço da tecnologia de hidrogênio na indústria automotiva e destaca a importância do trabalho em equipe e da inovação no desenvolvimento de soluções sustentáveis. À medida que o projeto Eco-Runner continua a evoluir, espera-se que futuras equipes superem esse feito impressionante, impulsionando ainda mais a pesquisa e o desenvolvimento de veículos movidos a hidrogênio.