As mídias sociais estão sempre em constante evolução, com plataformas competindo pelo tempo e atenção dos usuários. A mais recente inovação nesta arena é o Threads, um aplicativo lançado pela Meta para rivalizar diretamente com o Twitter. Em menos de uma semana após seu lançamento, o Threads já contabiliza mais de 100 milhões de usuários.
As Origens do Sucesso do Threads
Quando a notícia do lançamento do Threads veio à tona, muitos se perguntaram se ele poderia realmente competir com o já consolidado Twitter. No entanto, quatro dias após o lançamento, o aplicativo já tinha atraído a atenção de 100 milhões de usuários, de acordo com o Threads Tracker da Quiver Quantitative.
Este número impressionante é em parte devido à associação do Threads com o Instagram. Acredita-se que foi relativamente fácil para parte dos mais de um bilhão de usuários do Instagram se registrarem no Threads. Vale ressaltar que esses números foram alcançados mesmo antes do aplicativo ser lançado na Europa, onde ainda não está disponível.
Um Crescimento Meteórico
Desde o momento de seu lançamento, o crescimento do Threads tem sido imparável. Nas primeiras duas horas, alcançou 2 milhões de usuários, e desde então, o número de contas ativas tem aumentado a um ritmo acelerado. “O lançamento superou em muito nossas expectativas“, disse o CEO Mark Zuckerberg na sexta-feira (7) após o lançamento.
O Threads não apenas atraiu um grande número de usuários, mas esses usuários também estão engajados. Antes do final de semana após seu lançamento, mais de 95 milhões de postagens já haviam sido compartilhadas no aplicativo, acumulando 190 milhões de curtidas.
O Threads Pode Substituir o Twitter?
Apesar do seu sucesso inicial, ainda é cedo para afirmar se o Threads pode se tornar um rival sério para o Twitter. Afinal, o aplicativo ainda carece de muitas funcionalidades básicas que os usuários consideram essenciais. Por exemplo, as opções de acessibilidade são mínimas, não há suporte para hashtags e não é possível postar threads a partir da web.
Além disso, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, fez questão de esclarecer que o objetivo do Threads não é substituir o Twitter. “A política e as notícias duras inevitavelmente aparecerão no Threads, assim como acontecem no Instagram, mas não vamos fazer nada para incentivar essas verticais“, afirmou Mosseri.
Embora o Threads tenha feito um começo impressionante em termos de números de usuários, seu futuro ainda é incerto. Se ele será capaz de manter esse ímpeto e se transformar em um rival legítimo para o Twitter, só o tempo dirá. O que é certo, no entanto, é que o Threads está definitivamente fazendo ondas no mundo das redes sociais.