PUBLICIDADE
Games

Rumores sobre o Nintendo Switch 2: tudo que sabemos até agora

PUBLICIDADE

Desde o lançamento do Nintendo Switch original, há seis anos, e a introdução do modelo OLED há dois anos, os fãs da Nintendo aguardam ansiosamente por um novo console. Com a especulação em alta, alimentada por uma série de rumores, surge a expectativa em torno do Nintendo Switch 2, como tem sido temporariamente chamado pela mídia.

Ao que tudo indica, o Switch 2 seria mais uma atualização do que um console completamente novo. Considerando que o Switch se tornou o terceiro console mais vendido de todos os tempos, atrás apenas do PlayStation 2 e do Nintendo DS, a questão que paira é: por que a Nintendo mexeria em algo que deu tão certo?

Até o momento, a Nintendo não se pronunciou sobre um sucessor do Switch, então todas as informações disponíveis são baseadas em vazamentos e rumores confiáveis. Aqui está um resumo do que sabemos até agora sobre o Switch 2, ou seja lá qual for o nome que a Nintendo escolher para seu próximo console de geração.

Data de lançamento e preço

Sem um anúncio oficial da empresa, a data de lançamento do console ainda é um mistério. No entanto, os rumores recentes apontam para uma possível janela de lançamento no segundo semestre de 2024, o mesmo período em que se espera o potencial lançamento do PS5 Pro.

Um vazador conhecido como SoldierDelta mencionou, via Discord, que o Switch 2, codinome “NG” internamente, poderia chegar em 24 de setembro de 2024, com uma possível janela secundária em novembro do mesmo ano, caso a data de setembro seja ambiciosa demais.

Foto: Divulgação/Nintendo

Embora a maioria dos rumores concorde com o segundo semestre de 2024 como a data mais provável, existem especulações sobre um lançamento mais cedo, entre março e abril de 2024, de acordo com a firma de pesquisa TechInsights e o site de investimentos chinês MoneyDJ.

PUBLICIDADE

SoldierDelta também mencionou possíveis preços em sua mensagem no Discord: um modelo padrão por $449 e uma opção digital por $400 (ou mais provavelmente, $399). Se esse rumor for verdadeiro, seria o primeiro console da Nintendo lançado apenas em formato digital.

Considerando que o Switch original custa $299 e o modelo OLED $349, um aumento de $100 não parece improvável, especialmente se o Switch 2 receber atualizações na tela OLED e melhorias nos componentes internos.

Tela e especificações

Apesar do sucesso do display OLED do Switch, rumores indicam que a Nintendo pode optar por um painel LCD, embora com um tamanho maior de 8 polegadas, para reduzir custos. Esses rumores são apoiados por fontes confiáveis, como NateTheHate e Andy Robinson da Video Games Chronicle.

Os consoles da Nintendo sempre foram mais acessíveis em comparação com os da Sony e Microsoft, o que torna plausível o lançamento do próximo Switch com um display LCD. Contudo, é possível que, em algum momento, haja um modelo mais caro com tela OLED para quem estiver disposto a pagar pela atualização. Independentemente do tipo de tela, espera-se um aumento na taxa de atualização para 120Hz.

Foto: Divulgação/Nintendo

Assim como nos modelos anteriores, é provável que o Switch 2 utilize um processador Nvidia Custom Tegra. Rumores sugerem que a Nintendo poderia receber uma variante personalizada do processador T234 da Nvidia.

Este suposto processador T239 seria baseado em um conjunto de CPU ARM A78C octa-core, combinado com uma unidade gráfica personalizada baseada na arquitetura Ampere da série RTX 30 da Nvidia. Embora as velocidades de clock e desempenho não tenham sido reveladas, especula-se que o Switch 2 possa equiparar-se ao desempenho do Xbox One e PlayStation 4, de acordo com e-mails de executivos da Activision Blizzard em 2022.

Outros rumores sugerem a possibilidade de um chip co-processador que aumentaria a potência e a saída de vídeo quando o console estivesse conectado a uma TV 4K. Enquanto isso, os rumores apontam para 512GB de armazenamento interno, um aumento significativo em relação aos 32GB e 64GB dos modelos atuais.

Recursos

Ainda não há muitos rumores sobre os recursos do Switch 2, como design, vida útil da bateria, alto-falantes ou sensores embutidos. No entanto, algumas suposições podem ser feitas com base nas expectativas dos jogadores.

Historicamente, a Nintendo costuma mudar drasticamente o design entre consoles, mas dada a popularidade do Switch, é possível que o novo modelo mantenha semelhanças com o original. Se os rumores de uma tela maior de 8 polegadas forem verdadeiros, espera-se que o design dos Joy-Cons seja mais ergonômico para longas sessões de jogo portátil.

Além disso, seria desejável uma melhoria nos Joy-Cons para resolver problemas de desgaste, como o “drift”. O fato de um par de Joy-Cons de cerca de R$ 700 se tornar inutilizável devido a esse problema é uma queixa comum dos usuários, e espera-se que a Nintendo tenha encontrado uma solução nos últimos seis anos.

A duração da bateria estimada nos modelos Switch originais e OLED varia de 4,5 a 9 horas. Para jogos mais exigentes, como Breath of the Wild, alcançar 4,5 horas com uma única carga é um desafio, mesmo com o brilho da tela no mínimo. Com componentes internos mais poderosos, espera-se uma bateria maior, o que idealmente aumentaria a vida útil da bateria.

Não há rumores sobre possíveis atualizações de conectividade, mas seria interessante ver uma transição para Wi-Fi 6 para streaming e download mais rápidos. Da mesma forma, espera-se que um console de última geração suporte Bluetooth 5.1, em comparação com o Bluetooth 4.1 dos modelos atuais.

Foto: Divulgação/Nintendo

Por fim, existe a incógnita da compatibilidade com versões anteriores. Enquanto alguns rumores indicam que o próximo console da Nintendo não será compatível com jogos do Switch, muitos acreditam que a falta de retrocompatibilidade seria uma decisão prejudicial e sem sentido.

Durante uma discussão no Reddit sobre esse assunto, um usuário mencionou que o presidente da Nintendo destacou a importância de uma transição suave para o próximo console, o que pode indicar uma compatibilidade com jogos anteriores, pelo menos no formato digital.

Possíveis jogos para o Nintendo Switch 2

Diversos jogos são especulados para o próximo console da Nintendo, com base em vazamentos e previsões de um informante conhecido como Zippo. Embora suas fontes não sejam totalmente confiáveis, há rumores sobre um novo título do Mario que usaria o Unreal Engine 4. Considerando o sucesso do Super Mario Odyssey no Switch original, a possibilidade de um Odyssey 2 no Switch 2 não é tão absurda.

Foto: Divulgação/Nintendo

Outros jogos mencionados por Zippo incluem um novo título de Donkey Kong em 2D, um novo jogo de Monster Hunter, um possível port de Final Fantasy 7 Remake e Rebirth, um novo jogo de Super Monkey Ball, um novo Pokémon e talvez o sétimo jogo da série Far Cry. Embora não confirmados pela Nintendo, esses títulos não parecem improváveis.

Mario Kart 8 Deluxe foi lançado com o Switch em 2017, e o Mario Kart 8 original já tem quase 10 anos, lançado em 2014. Está na hora de um novo jogo da série, e seria interessante ver o Mario Kart 9 no próximo console da Nintendo. Com o hardware aprimorado, também seria interessante ver o Baldur’s Gate 3.

Outra série que poderia chegar ao Switch 2 é a trilogia Bayonetta, segundo rumores recentes. Embora não seja o quarto título numerado da série, uma trilogia remasterizada poderia pavimentar o caminho para um quarto título que aproveite ao máximo o novo hardware disponível.

Perspectivas

Até recebermos informações oficiais da Nintendo, só podemos especular sobre o lançamento do Switch 2. Geralmente, a empresa lança novos consoles a cada cinco ou seis anos, o que colocaria o próximo lançamento dentro do esperado.

Dado o sucesso do Switch original, é provável que a Nintendo opte por uma atualização do modelo híbrido existente em vez de um novo console completamente diferente. Com a recente chegada de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, é razoável acreditar que o próximo console será compatível com os jogos do Switch original.

Seria incrível se obtivéssemos detalhes do Switch 2 (ou Switch NG, se for o nome escolhido) no próximo Nintendo Direct, que muitos esperam para fevereiro. Até lá, continuaremos aguardando por novidades.

PUBLICIDADE

Tiago Elias

Sou estudante de engenharia civil na UFRN e formado em edificações pelo IFRN. Porém, sou sobretudo um amante e especialista em tecnologia. Ansioso por novas descobertas nesse campo empolgante, me mantenho sempre atualizado sobre as últimas tendências tecnológicas e eletrônicas, explorando como a tecnologia impacta nossa vida cotidiana. Além da tecnologia, tenho paixão por cinema, séries e música, que enriquecem minha criatividade e perspectiva. Como escritor, minha missão é traduzir conceitos complexos em palavras acessíveis, tornando as inovações compreensíveis para todos.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.