A Microsoft Education continua a impulsionar a inovação em inteligência artificial (IA) para aprimorar a produtividade e personalizar a aprendizagem na sala de aula. Com o lançamento do aplicativo independente Treinador de Leitura, parte do conjunto Reading Progress, a empresa visa auxiliar os alunos a aprimorar suas habilidades de leitura tanto na escola quanto em casa.
O Treinador de Leitura, agora disponível como um aplicativo independente no Microsoft Teams, utiliza inteligência artificial para oferecer feedback personalizado aos usuários. Esta ferramenta visa melhorar não apenas a pontuação de leitura, mas também as habilidades de pronúncia. A abordagem envolvente do programa incentiva os alunos a fazerem escolhas que afetam o desenvolvimento da história, mantendo assim o interesse e engajamento.
A Microsoft destaca que os professores poderão integrar o Treinador de Leitura nas salas de aula a partir da primavera. No entanto, uma versão prévia já está disponível para educadores neste mês. Além de monitorar o desempenho dos alunos, o Teams for Education da Microsoft apresenta novos recursos para gerar conteúdo educacional, incluindo passagens e tarefas interativas.
Expansões no Microsoft Teams
A empresa também introduziu inovações no Microsoft Teams for Education, focando em personalizar o conteúdo para plataformas digitais de aprendizagem. Ferramentas como Classwork e Tarefas utilizam IA para destacar mensagens específicas nas instruções de uma tarefa, de acordo com os objetivos do educador. Essas adições visam simplificar o processo de geração de rubricas, oferecendo maior flexibilidade aos professores.
O Microsoft Reflect, outra ferramenta da empresa, auxilia os alunos a expressarem emoções de maneira segura e divertida, fornecendo insights valiosos aos educadores. Novas opções permitem que os alunos especifiquem as razões por trás de suas emoções, ampliando a compreensão e o apoio ativo.
Transformando a leitura com o Reading Coach
Reconhecendo a importância da leitura no sucesso acadêmico, a Microsoft aprimorou o Reading Coach, agora impulsionado por IA generativa. Este acelerador de aprendizagem oferece práticas personalizadas de leitura, feedback instantâneo sobre pronúncia e fluência, e insights para educadores. A abordagem única permite aos alunos escolherem o protagonista e o cenário da história, personalizando dinamicamente a narrativa com base no nível de leitura e desafios individuais.
Disponível gratuitamente para usuários com uma conta Microsoft, o Reading Coach motiva os alunos de várias maneiras. Eles podem desbloquear novos cenários e personagens, ganhar distintivos e acompanhar seu progresso de pronúncia e fluência em relatórios detalhados.
Economizando tempo
Além das melhorias na leitura, a empresa concentrou-se em liberar tempo para educadores ao longo do último ano. Novos recursos no Teams for Education e Microsoft Reflect permitem a geração rápida de conteúdo, incluindo passagens de leitura, questões de compreensão e rubricas. Os educadores têm controle total sobre o conteúdo gerado pela IA, podendo revisar, editar ou descartar conforme necessário.
O Trabalho de Aula, recurso do Teams, facilita a criação e organização de recursos de aula, incluindo tarefas, arquivos e links. A IA é empregada para enfatizar o conteúdo principal, simplificar informações ou adicionar detalhes, proporcionando uma abordagem flexível e eficiente.
Desenvolvendo a alfabetização em IA
Como parte do compromisso contínuo com a alfabetização em IA, a Microsoft lança o Caminho de Aprendizagem de IA para Educadores no Microsoft Learn, composto por três módulos. Esse curso capacita os educadores a explorarem o potencial da IA, melhorarem o ensino com o Copilot e, por fim, equiparem e apoiarem os alunos no uso seguro da IA.
O AI Classroom Toolkit é uma ferramenta criativa que combina narrativas com informações instrucionais para criar experiências de aprendizagem envolventes. Este recurso é projetado para ajudar os educadores a ensinarem e apoiarem os alunos no uso responsável da IA generativa.