O mundo dos videogames enfrenta novos desafios com a recente notícia de que a Microsoft demitiu 1.900 funcionários em suas divisões de jogos, impactando principalmente a recém-adquirida Activision Blizzard. Essa decisão ocorre pouco mais de três meses após a conclusão da aquisição de US$ 68,7 bilhões.
A aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft em outubro de 2023 foi uma jogada estratégica para consolidar sua presença no mercado de jogos. Este é o maior negócio já registrado na indústria de games. Com essa transação, a Microsoft tornou-se proprietária de uma vasta gama de franquias populares, incluindo Call of Duty, World of Warcraft, Overwatch 2, Diablo 4, StarCraft 2, Guitar Hero, Spyro the Dragon, Crash Bandicoot, Pitfall!, Candy Crush Saga, entre outras. Além disso, a aquisição abrangeu todos os estúdios da Activision Blizzard, como Infinity Ward, Raven Software, Sledgehammer Games, Treyarch, Toys for Bob, Beenox, High Moon Studios, e a divisão mobile da King, responsável pelo Candy Crush.
No entanto, pouco tempo depois, a empresa anunciou a demissão de 1.900 funcionários, representando aproximadamente 8% de sua divisão de jogos. Esses cortes visam criar uma estrutura de custos sustentável e alinhar a estratégia de crescimento da Microsoft Gaming e da Activision Blizzard.
O CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, expressou em um memorando interno que, embora seja uma decisão difícil, é necessária para enfrentar os desafios do setor e focar em oportunidades de crescimento. O corte atinge não apenas a Activision Blizzard, mas também algumas posições nas divisões Xbox e ZeniMax. O memorando destaca a gratidão pela contribuição dos funcionários afetados e o compromisso da empresa em apoiá-los durante a transição.
Mudanças na liderança da Blizzard e cancelamento de projetos
Além das demissões em massa, a reestruturação na Microsoft inclui mudanças na liderança da Blizzard, mostra o The Verge. Mike Ybarra, presidente da Blizzard, decidiu deixar a empresa após mais de 20 anos de serviço. A Microsoft planeja nomear um novo presidente da Blizzard na próxima semana, enquanto Allen Adham, diretor de design da Blizzard e um dos cofundadores, também está se despedindo.
A decisão de cancelar um jogo de sobrevivência anunciado anteriormente pela Blizzard adiciona uma camada de complexidade às mudanças. Matt Booty, presidente de conteúdo de jogos e estúdios da Microsoft, afirmou que as pessoas envolvidas no projeto cancelado serão transferidas para novos projetos promissores em estágios iniciais de desenvolvimento. Essa movimentação sugere um realinhamento estratégico para focar em iniciativas mais alinhadas aos objetivos da empresa no cenário atual dos jogos.
Impacto na liderança do Xbox
As demissões na Microsoft não são isoladas, pois outras grandes empresas, como Riot Games, Google, Discord, Twitch, Unity e eBay, também anunciaram cortes recentemente. A indústria de jogos enfrenta desafios dinâmicos, e as empresas estão constantemente ajustando suas estratégias para se adaptar a um ambiente em evolução.
Essas demissões ocorrem em um momento em que a liderança do Xbox passou por mudanças significativas. Sarah Bond foi promovida a presidente do Xbox, supervisionando todas as operações de plataforma e hardware. Matt Booty, agora presidente de conteúdo e estúdios de jogos, tem a responsabilidade de liderar a Bethesda, os estúdios ZeniMax e a Activision Blizzard. Essas mudanças destacam a busca contínua da Microsoft por uma liderança forte e estratégias inovadoras para enfrentar os desafios do setor.