A equipe de desenvolvedores por trás do mecanismo do Google Chrome, conhecido como Chromium, está desenvolvendo um recurso que pode mudar a maneira como você interage com o conteúdo da web. Denominada “monetização web“, essa nova característica permitirá aos usuários realizar micropagamentos automáticos por conteúdo que consomem, oferecendo uma alternativa direta e eficiente para apoiar criadores e proprietários de sites. E isso tudo sem exigir interação direta do usuário.
Esta iniciativa, liderada por Alexander Surkov, engenheiro de software da consultoria de código aberto Igalia, busca abrir novas possibilidades e horizontes de lucro para que os criadores de conteúdo sejam recompensados mais diretamente pelo seu trabalho.
“Ele fornece uma maneira de os criadores de conteúdo e proprietários de sites serem compensados por seu trabalho sem depender apenas de anúncios ou assinaturas. Em particular, a monetização da web (WM) oferece dois recursos exclusivos (pequenos pagamentos e nenhuma interação do usuário) que abordam vários aspectos importantes atualmente cenários não atendidos na web“, explica Alexander Surkov.
É assim que os micropagamentos deverão funcionar no Google Chrome
Você provavelmente está se perguntando como isso funcionará. Quando um usuário interage com conteúdo na Internet, seja lendo um artigo ou assistindo a um vídeo, o Chrome coleta informações sobre essa interação e usa algoritmos para determinar o valor do conteúdo consumido: duração da visita, qualidade do conteúdo e com que frequência o usuário interage e o site é acessado.
Uma vez determinado o valor do conteúdo, o navegador passa a definir um valor. O recurso não significa necessariamente que os usuários tenham que pagar para visualizar conteúdo on-line por padrão. Em vez disso, oferece uma opção adicional para apoiar os criadores de conteúdo através desses pequenos pagamentos.
Em vez de depender exclusivamente de anúncios ou assinaturas para gerar renda, esse recurso permite receber pequenas quantias de dinheiro, que são feitas automaticamente à medida que o usuário consome conteúdo na web.
Por exemplo, se você estiver lendo um artigo em uma revista on-line e quiser apoiar o autor ou a empresa, poderá optar por ativar o recurso de monetização da web em seu navegador. Assim, à medida que você consome conteúdo, seu navegador pode fazer micropagamentos automaticamente ao proprietário do site com base em sua interação e consumo.
Os pagamentos inicialmente poderão ser feitos através de diferentes métodos, como cartões de crédito, criptomoedas ou serviços de pagamento como o PayPal.
Para os criadores de conteúdo, essa abordagem oferece uma nova avenida de receita, permitindo que sejam compensados de maneira mais direta e equitativa pelo valor que entregam. Para os leitores, isso pode surgir como uma forma de não ser obrigado a acessar sites com uma infinidade de anúncios, causando estresse e poluição visual durante consumo do conteúdo – tendo em vista que a nova monetização terá regras e uma delas é o site em questão reduzir a quantidade de banners de propagandas.