A startup de tecnologia autônoma, Waabi, anunciou o lançamento de uma inovadora solução baseada em inteligência artificial (IA) generativa, prometendo revolucionar a forma como veículos autônomos preveem movimentos no trânsito. Denominado Copilot4D, o modelo utiliza dados avançados de sensores LiDAR (Light Detection and Ranging), que captam a distância e a forma dos objetos ao redor, para antecipar com precisão as ações de pedestres, ciclistas e outros veículos na estrada.
A CEO da Waabi, Raquel Urtasun, destacou que o Copilot4D foi desenvolvido a partir de um extenso conjunto de dados LiDAR, possibilitando ao sistema prever cenários de tráfego com uma antecedência de 5 a 10 segundos. Isso inclui, por exemplo, a capacidade de visualizar o potencial de um acidente em cadeia quando um veículo adentra imprudentemente uma rodovia a alta velocidade.
Uma versão mais avançada e interpretável do Copilot4D já está sendo testada na frota de caminhões autônomos da empresa no Texas, auxiliando diretamente no processo decisório do software de direção.
O uso de IA generativa, que até agora tem sido mais explorado em campos como a criação de imagens e vídeos, representa um avanço significativo para a condução autônoma. Segundo Urtasun, ao invés de se basear em respostas programadas para situações específicas, o Copilot4D aprende continuamente com os dados coletados, permitindo uma abordagem mais flexível e adaptável à previsão de movimentos no trânsito.
Diferentemente de outras empresas do setor, que priorizam o uso de câmeras, a Waabi aposta no LiDAR como tecnologia chave para o desenvolvimento de veículos de nível 4 de automação, onde a intervenção humana não é necessária para a segura operação do veículo. Urtasun argumenta que, embora as câmeras sejam eficazes para visualizar o ambiente, elas não possuem a mesma precisão do LiDAR na medição de distâncias e na compreensão da geometria espacial.
A iniciativa da Waabi surge em um momento de intensa discussão sobre a segurança e a eficácia dos veículos autônomos, especialmente após incidentes envolvendo modelos autônomos em testes. A capacidade do Copilot4D de gerar previsões precisas e rápidas é vista como um passo importante para aumentar a segurança e a confiabilidade desses veículos, reduzindo potencialmente a necessidade de extensos testes em estrada.
Bernard Adam Lange, doutorando em Stanford e pesquisador de modelos similares, considera o lançamento do Copilot4D uma mudança de paradigma, ao levar uma tecnologia previamente confinada a laboratórios de pesquisa para o mercado comercial. “É a escala que é transformadora“, disse Lange, apontando para o potencial de tais modelos em aprimorar não apenas a previsão de movimentos, mas também em outras aplicações futuras, como a detecção de objetos.
A questão sobre a abertura do código-fonte do Copilot4D também veio à tona, com potenciais benefícios para a comunidade acadêmica e a indústria em geral. Apesar da publicação de um artigo detalhando a criação do modelo, a Waabi hesita em divulgar o código, equilibrando a promoção do avanço acadêmico com a proteção de suas inovações tecnológicas contra concorrentes.