Recentes rumores indicam sobre o lançamento do Nintendo Switch 2 ainda no segundo semestre de 2024. Informações que circulam sugerem que a Nintendo pode estar se preparando para surpreender seus consumidores com um lançamento antes do previsto, potencialmente alterando as previsões anteriores que apontavam março de 2025 como a janela mais provável.
Fontes próximas à indústria de componentes eletrônicos indicam que contratos significativos já foram negociados para a produção inicial do console. A base do Nintendo Switch 2 parece ser o SoC NVIDIA Tegra 239, fabricado pela Samsung Foundry em seu processo 7LPH. Este chipset é uma promessa de avanços significativos, combinando a arquitetura de GPU Ampere com 1280 núcleos CUDA e um CPU com 8 núcleos Cortex A78 Arm, além de uma substancial alocação de 12 GB de RAM.
Ainda mais impressionante é a incorporação de uma tela OLED da Samsung, indicando uma qualidade de imagem superior. Paralelamente, especula-se que modelos com telas LCD, produzidos pela Sharp, possam chegar ao mercado primeiro, o que sugere uma estratégia de lançamento escalonado pela Nintendo.
Capacidades gráficas e armazenamento do novo Switch 2
Além da melhoria na qualidade de visualização, o Nintendo Switch 2 deve elevar a experiência de jogo com suporte para NVIDIA DLSS Super Resolution e Ray Reconstruction, que permite o ray tracing em hardware, informa o Vandal. Estas tecnologias representam um salto qualitativo em relação ao modelo anterior, embora a falta de suporte para DLSS Frame Generation seja uma limitação. O console também deverá utilizar cartões de jogo com V-NAND Samsung de 5ª geração, que prometem velocidades de leitura de até 1,4 GB/s.
Apesar de todas essas melhorias, é importante perceber que, mesmo com essas tecnologias avançadas, o Nintendo Switch 2 provavelmente não alcançará o desempenho do Xbox Series S, o console de entrada da geração atual da Microsoft. Contudo, a Nintendo pode não ver isso como um grande empecilho. Segundo análises da Digital Foundry, o que realmente importa são os jogos adaptados para o hardware do Nintendo Switch 2, uma estratégia que a Nintendo tem executado com maestria ao longo dos anos.
Adicionalmente, comparações com o Steam Deck da Valve sugerem que, em termos de hardware, o console portátil da Valve pode ser superior. No entanto, a real vantagem do Nintendo Switch 2 reside na otimização de seus jogos para o hardware específico, algo que o Steam Deck, com seu foco em uma plataforma mais aberta e versátil, não faz necessariamente.