A Twitch lançou uma série de novos recursos que permitirão aos espectadores ajustar e personalizar a forma como consomem conteúdo na plataforma. Essas atualizações buscam tornar o Twitch um ambiente mais acolhedor e seguro, reconhecendo que o conteúdo apreciado por alguns pode não ser adequado para outros.
Os novos recursos incluem filtros de conteúdo e opções de desfoque, projetados para oferecer aos usuários mais controle sobre o que veem ao procurar algo para assistir ou explorar novos conteúdos. A Twitch acredita que a experiência na plataforma deve ser personalizada para atender às preferências individuais de cada usuário.
Essas atualizações foram antecipadas no início do ano, quando a plataforma introduziu a ideia de permitir uma maior personalização da experiência dos usuários. Agora, essas funcionalidades estão ativas e prontas para uso, proporcionando uma experiência mais adaptada às necessidades e preferências dos espectadores.
Filtros de conteúdo
Um dos principais novos recursos é a introdução de Classificações de Conteúdo (CCLs) e a capacidade de filtrar conteúdo com base nessas classificações. Esse sistema foi projetado para ajudar os usuários a fazer escolhas informadas sobre o que assistir. Se um espectador não deseja ver transmissões de uma determinada categoria CCL, ele pode filtrar esse conteúdo na nova seção Preferências de Exibição de Conteúdo, localizada nas configurações do perfil.
Por exemplo, fluxos rotulados com CCLs que um usuário escolheu filtrar não serão recomendados e não aparecerão durante a navegação por categorias ou pesquisas de conteúdo. No entanto, se um usuário segue um streamer específico, o conteúdo desse streamer será exibido, independentemente das configurações de filtragem aplicadas. A visualização direta da página de um canal também permitirá acesso completo ao conteúdo, mesmo se este estiver marcado com uma CCL filtrada.
Restrições para menores de idade
Para proteger os usuários mais jovens, a Twitch implementou filtros automáticos para menores de 18 anos. Conteúdos rotulados com temas como Sexualidade, Drogas, Intoxicação ou Uso Excessivo de Tabaco, Representações Violentas e Jogos de Azar serão automaticamente filtrados. Além disso, conteúdo com temas sexuais e jogos de azar será filtrado por padrão para espectadores desconectados. Esses usuários têm a opção de alterar essa configuração para que todo o conteúdo com CCLs fique oculto, mas precisam estar logados para acessar todas as opções de filtragem.
Outro recurso importante introduzido é o desfoque de miniaturas. Este recurso reconhece que os espectadores podem encontrar miniaturas indesejadas ao navegar pela plataforma. A partir de agora, miniaturas de conteúdo rotulado com CCL de Temas Sexuais serão desfocadas durante a navegação, recomendações ou pesquisa de conteúdo. O desfoque está ativado por padrão, mas pode ser ajustado nas Preferências de Exibição de Conteúdo.
Implementação e aplicação na Twitch
A Twitch enfatiza a importância de rotular corretamente o conteúdo, pois isso permite que os espectadores façam escolhas informadas e ajuda os anunciantes a direcionarem melhor seus anúncios. Caso um streamer não rotule seu conteúdo adequadamente, a plataforma aplicará um rótulo irremovível ao canal, que permanecerá por um período determinado ou indefinidamente, dependendo da gravidade da infração.
A determinação de aplicar uma CCL de temas sexuais leva em consideração vários fatores, incluindo o traje do streamer, o título do stream e links fora do serviço. As Diretrizes de Classificação de Conteúdo fornecem orientações detalhadas para os streamers determinarem a necessidade de adicionar uma CCL às suas transmissões.