No recente Roblox Developer Conference 23 (RDC), realizada no início deste mês, foram anunciados novos produtos e recursos destinados a auxiliar os criadores a ganhar dinheiro na plataforma Roblox. Entre as novidades, destaca-se a capacitação dos criadores para oferecerem assinaturas em suas experiências, proporcionando uma nova maneira de monetização.
Uma nova era de monetização para criadores
O Roblox, uma plataforma que se tornou um fenômeno global ao permitir que os usuários criem seus próprios mundos virtuais e jogos, está sempre buscando maneiras de capacitar seus criadores a ganhar dinheiro com suas criações. Neste contexto, as assinaturas se apresentam como uma nova oportunidade.
A partir de hoje, os criadores elegíveis têm a capacidade de criar e gerenciar assinaturas dentro de suas experiências. Essa funcionalidade é uma adição crucial à plataforma, proporcionando uma nova forma de monetização.
Como funciona a criação de assinaturas
A notícia compartilhada pelo forum de desenvolvedores da empresa informa que a implementação desse recurso é direta e se assemelha ao processo utilizado para criar produtos como Passes e Produtos de Desenvolvedor. Os criadores podem acessar a funcionalidade de assinaturas através do Creator Hub e implementá-las em suas experiências com a ajuda de um novo conjunto de APIs disponíveis no Studio.
É importante observar que, embora os criadores tenham agora acesso às ferramentas para criar assinaturas, os usuários não poderão adquiri-las até o mês de novembro. Esse intervalo de tempo foi estrategicamente escolhido para permitir que os criadores experimentem e planejem suas estratégias de monetização.
Elegibilidade e verificação
Para garantir a responsabilidade e a qualidade das assinaturas oferecidas, o Roblox está implementando requisitos de elegibilidade. Os criadores precisarão verificar suas contas, fornecendo informações de identificação ou número de telefone. Além disso, suas experiências devem ser criadas no Studio e estar disponíveis no Creator Hub até o dia 1º de setembro. Vale destacar que esse prazo é temporário, com planos de expansão para todas as experiências no início de 2024.
Comece a criar assinaturas
Para os criadores interessados em explorar esse novo recurso, o processo de criação de assinaturas no Roblox é simplificado. Tudo começa no Creator Hub, na seção “Itens Associados” do menu de navegação à esquerda. Os criadores podem escolher entre várias opções de preços mensais recorrentes, permitindo que ajustem o valor de suas ofertas de assinatura para melhor atender ao seu público.
Juntamente com essa funcionalidade, estão disponíveis APIs específicas para assinaturas. Essas APIs possibilitam a criação de interfaces de usuário personalizadas para as assinaturas dentro das experiências, permitindo também testar os fluxos de compra e concessão de benefícios das assinaturas.
Preparando-se para o lançamento
O Roblox está buscando aprimorar esse recurso até o lançamento oficial para os usuários em novembro. Isso inclui a capacidade de ativar assinaturas para venda, gerenciar assinaturas ativas com baixo desempenho, analisar o desempenho das assinaturas por meio de análises detalhadas e rastrear os pagamentos das assinaturas.
Os criadores também podem esperar ganhar Robux com base no preço base da assinatura, com uma taxa de comissão semelhante à aplicada aos produtos de experiência atualmente. Há também a possibilidade de ganhos adicionais com base na retenção de assinantes.
Experiência aprimorada
Para tornar a experiência do usuário mais completa, o Roblox está trabalhando em uma experiência de assinante perfeita em todos os dispositivos, a ser lançada em novembro. Isso permitirá que os usuários descubram facilmente as ofertas de assinatura disponíveis em experiências, realizem assinaturas no desktop ou dispositivo móvel e gerenciem todas as suas assinaturas a partir de um único local, independentemente do dispositivo utilizado.
Por que as assinaturas são compradas em moeda local?
Uma das perguntas frequentes é por que as assinaturas são compradas em moeda local, mas pagas em Robux. A resposta está relacionada à renovação automática das assinaturas. Para garantir essa funcionalidade de renovação automática, os assinantes efetuam os pagamentos em moeda real. Isso ajuda a reter assinantes, criando mais oportunidades para os criadores ganharem uma receita contínua.
Além disso, pagar os criadores em Robux facilita a compreensão da monetização geral da experiência, abrangendo diferentes produtos, como produtos de desenvolvedor, Passes, assinaturas e compartilhamento de receita de anúncios, sem a necessidade de conversões de moeda.
Por que alguns itens são precificados em moeda local ou $USD?
Em certas situações na plataforma Roblox, como anunciantes comprando Anúncios Imersivos, usuários adquirindo assinaturas, ou comprando ativos e ferramentas no Mercado do Criador, é mais benéfico e prático para criadores e usuários que os itens sejam precificados em $USD em vez de Robux. Isso proporciona um maior benefício e utilidade em determinados contextos, e o Roblox ajusta seus preços de acordo.