A gigante da tecnologia Apple Inc. está se preparando para revitalizar sua linha de tablets com o lançamento de novas versões do iPad Pro e iPad Air no início de maio, segundo fontes familiarizadas com os planos da empresa. Em um movimento estratégico que mira o fim do mais longo intervalo sem novidades na linha iPad desde sua introdução em 2010, a companhia aposta que inovações nos dispositivos impulsionarão a categoria que observou uma queda nas vendas desde o pico da pandemia.
Os modelos de iPad Pro, identificados pelos codinomes J717, J718, J720 e J721, são esperados para rodar o novo chip M3, trazendo também versões aprimoradas de acessórios populares, como o Magic Keyboard e o Apple Pencil. Essas atualizações representam a primeira grande revisão do produto desde 2018, sinalizando uma resposta significativa da Apple à demanda lenta que tem marcado o setor.
iPad Air acessível com recursos de ponta
Paralelamente, o iPad Air está previsto para receber um upgrade com um novo processador e uma opção de tela de 12,9 polegadas, um aceno para os consumidores que procuram um tablet grande a um preço mais acessível do que o modelo Pro. Atualmente, o preço inicial do modelo Air é de US$ 599 (~R$2.992,00) enquanto os modelos Pro começam em US$ 200 a mais, sugerindo uma abordagem de preços escalonada para atender a diferentes segmentos de mercado.
Inicialmente planejados para serem lançados entre o final de março e início de abril, os novos iPads tiveram seu lançamento postergado devido ao tempo adicional necessário para finalizar o software dos dispositivos e aprimorar as novas técnicas de fabricação exigidas pelas telas OLED mais nítidas.
O lançamento dos iPads em maio serve de prelúdio para o próximo grande evento da Apple, a Conferência Mundial de Desenvolvedores, agendada para 10 de junho. Espera-se que a conferência seja o palco para a Apple revelar uma estratégia renovada de inteligência artificial, além de atualizações de software abrangendo o ecossistema de produtos da empresa, que inclui iPhone, iPad, Apple Watch, Mac e o aguardado headset Vision Pro.
As vendas do iPad sofreram declínio de 25% no último período de festas, tradicionalmente um momento forte para o setor. Isso marca uma continuação da tendência de baixa, com diminuição nas receitas por dois anos fiscais consecutivos, o que reforça a necessidade da Apple em renovar o interesse no seu tablet.