A Helixx, uma startup britânica, está revolucionando o mercado de mobilidade urbana com uma visão única. A empresa projetou uma linha de veículos elétricos acessíveis e também desenvolveu um sistema de fabricação para esses EVs. No entanto, ao contrário do que se poderia esperar, a Helixx não planeja construir os carros por conta própria. Em vez disso, eles querem que os próprios clientes da Helixx os construam.
À primeira vista, essa estratégia pode parecer preguiçosa, mas ela possui uma base intrigante: uma “fábrica em uma caixa” que permite que os clientes produzam EVs baratos em praticamente qualquer lugar do mundo.
Esse projeto promete resultados rápidos. De acordo com a Helixx, seu sistema é capaz de transformar um prédio vazio em veículos prontos em apenas 180 dias.
O conceito da Helixx se assemelha ao modelo de franquia do McDonald’s, mas aplicado à produção de veículos. O ecossistema de produção digital é fornecido como uma licença de fabricação para empresas, empreendedores e governos locais. Assim, os licenciados se tornam os fabricantes oficiais dos veículos.
O processo começa com a Helixx projetando fábricas, chamadas de “hubs de mobilidade”, de acordo com as demandas do mercado, as necessidades de espaço e os orçamentos dos clientes. A plataforma de software da Helixx então reúne todos os recursos necessários, como suporte arquitetônico, plataforma de operações digitais, processos e treinamento.
Além disso, a Helixx fornece toda a infraestrutura, equipamentos, robótica e sistemas de TI. Tudo isso é instalado e configurado na nuvem da startup em apenas seis meses, deixando o hub pronto para iniciar a montagem dos veículos.
Uma vez que o hub está operacional, ele se integra completamente ao ecossistema da Helixx. Um aplicativo gerencia todo o processo, desde os pedidos dos clientes até aquisição e entrega dos componentes necessários.
O fato de todo o processo acontecer em um único ambiente permite que os clientes evitem os custos e as complexidades de desenvolver tanto os veículos quanto os sistemas de fabricação. Em entrevista ao The next web, Steve Pegg, CEO da Helixx, afirma que essa abordagem busca democratizar a produção de veículos elétricos.
“Nosso objetivo é eliminar a necessidade de os licenciados da Helixx saberem como fabricar veículos, já que tudo é gerenciado pela plataforma de tecnologia inteligente“, disse Pegg. “Conforme a plataforma evolui, também iremos expandir nosso portfólio de produtos, adicionando mais veículos no futuro“.
A Helixx está direcionando seu sistema para regiões densamente povoadas de mercados emergentes. Segundo dados da ONU, dois terços da população mundial poderão viver em centros urbanos até 2050, totalizando 6,6 bilhões de pessoas. Muitas delas residirão em megacidades de países em desenvolvimento.
A Helixx aposta que essas pessoas buscarão veículos pequenos, acessíveis e com zero emissões. Ao produzir esses veículos localmente dentro de um ecossistema de fabricação circular, é possível reduzir custos, aumentar a sustentabilidade e criar novas oportunidades econômicas.
“Pelas cidades mais densas do mundo, será um desafio construir uma infraestrutura robusta para atender à demanda por veículos elétricos“, disse Pegg. “Os veículos convencionais e as opções eletrificadas que vemos atualmente estão fora do alcance da maioria das pessoas em termos de preço“.
Os veículos da Helixx serão oferecidos por uma taxa a partir de R$0,25 por hora. Além disso, os operadores poderão gerar receitas adicionais por meio de painéis de publicidade eletrônica e modelos de dados como serviço.
A Helixx também se compromete a oferecer um amplo suporte aos clientes. Para otimizar as operações de cada hub, todos os dados são monitorados em tempo real pelo Helixx Mission Control, localizado no Reino Unido. Quaisquer tendências de eficiência que surjam podem ser compartilhadas com outros parceiros. Além disso, como tudo faz parte do ecossistema da Helixx, os hubs também poderão realizar negociações entre si.
Outra vantagem desse sistema é a automação. Quando os componentes precisarem ser atualizados, programas de inteligência artificial acionarão automaticamente a manutenção ou substituição dentro da cadeia de suprimentos digital.
A Helixx também integrou o Siemens Xcelerator, um conjunto de softwares que permite criar uma réplica digital de cada elemento do ecossistema de fabricação. Isso possibilita a modelagem e validação de cada etapa do processo, desde a análise do local até a fabricação e reciclagem dos veículos, antes de sua implementação.
Teruyoshi Adachi, CTO da Helixx, afirmou que o software “integra os elementos digitais em toda a estrutura” do modelo de negócios da empresa. Ele estima que os custos e a complexidade de toda a cadeia operacional já foram reduzidos em 20%.
A Helixx ainda precisa provar que seu ecossistema digital funciona no mundo físico. O conceito de hub já foi testado com sucesso na sede da Helixx, em Oxfordshire, considerado o maior centro de corridas automobilísticas do mundo. Atualmente, a startup está estabelecendo hubs-piloto no Reino Unido e em Singapura.
Se tudo correr conforme o planejado, a Helixx estará mais próxima de seu objetivo final: a criação de um novo segmento de transporte revolucionário e acessível a todos.