A Meta, empresa que controla o Facebook, anunciou que vai encerrar o Facebook News nos Estados Unidos e na Austrália no início de abril de 2024. Essa decisão segue o anúncio feito em setembro de 2023, de que o Facebook News – uma aba dedicada a notícias dentro do aplicativo da rede social, já havia sido descontinuado no Reino Unido, França e Alemanha.
De acordo com a Meta, a desativação do Facebook News faz parte de um esforço contínuo para alinhar melhor os seus investimentos com os seus produtos e serviços que as pessoas mais valorizam. A empresa afirmou que tem que concentrar seu tempo e recursos nas coisas que as pessoas lhe dizem que desejam ver mais na plataforma, incluindo vídeos curtos.
A Meta também revelou que o número de pessoas que usam o Facebook News na Austrália e nos EUA caiu mais de 80% no ano passado. A empresa disse que sabe que as pessoas não acessam o Facebook em busca de notícias e conteúdo político — elas vêm para se conectar com outras pessoas e descobrir novas oportunidades, paixões e interesses. A empresa compartilhou que as notícias representam menos de 3% do que as pessoas em todo o mundo veem no feed do Facebook e são uma pequena parte da experiência do Facebook para a grande maioria das pessoas.
Facebook News e os editores: como isso os afeta?
A descontinuação do Facebook News não significa, no entanto, um afastamento total do jornalismo na plataforma. Usuários e editores de notícias ainda poderão compartilhar e acessar links para artigos jornalísticos no Facebook. As organizações de mídia mantêm a capacidade de gerenciar suas contas e páginas, publicando links para suas histórias e direcionando o público para seus sites. Adicionalmente, essas organizações podem se beneficiar de produtos como Reels e o sistema de anúncios da Meta para ampliar seu alcance e dirigir tráfego para seus websites, mantendo 100% da receita gerada por links externos.
A Meta esclareceu que, embora descontinuará o uso do Facebook News nesses países, este anúncio não afeta os termos dos seus acordos existentes do Facebook News com editores na Austrália, França e Alemanha. Esses acordos já expiraram nos EUA e no Reino Unido. Além disso, a empresa informou que, para garantir que continua a investir em produtos e serviços que impulsionam o envolvimento dos usuários, não celebrará novos acordos comerciais para conteúdos de notícias tradicionais nesses países e não oferecerá novos produtos do Facebook especificamente para editores de notícias no futuro.
A Meta afirmou ainda que a desativação do Facebook News não afeta o seu compromisso de conectar as pessoas a informações confiáveis em suas plataformas. A empresa disse que trabalha com verificadores de fatos terceirizados — certificados por organismos de credenciamento como a apartidária International Fact-Checking Network — que analisam e classificam informações falsas virais em seus aplicativos. A empresa declarou que construiu a maior rede global de verificação de fatos de qualquer plataforma através de parcerias com mais de 90 organizações independentes de verificação de fatos em todo o mundo que analisam conteúdo em mais de 60 idiomas.
A empresa destacou que contribuiu com mais de 150 milhões de dólares para programas que apoiam os seus esforços de verificação de fatos desde 2016 para combater a propagação de desinformação e que continuará a investir nesta área.