A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) avança a passos largos, transformando diversos setores da sociedade. Recentemente, a IBM, uma das empresas líderes na área de tecnologia, anunciou uma parceria com o All England Club, para desenvolver uma IA que atuará como comentarista durante as partidas de Wimbledon. O famoso torneio de tênis, considerado o mais antigo do mundo, ocorrerá entre os dias 3 e 16 de julho.
Comentários em tempo real através da IA
A IBM explicou em um comunicado oficial que esta nova funcionalidade “ajudará os fãs a obter ainda mais informações sobre os confrontos individuais e também permitirá o acesso a comentários sobre uma variedade maior de partidas“. O diretor comercial e de marketing da IBM, Usama Al-Qassab, ressaltou que a ferramenta foi projetada para proporcionar uma experiência mais perspicaz para os fãs de tênis.
A funcionalidade de comentários com IA estará disponível tanto no aplicativo do torneio quanto na página oficial de Wimbledon. Os comentários poderão ser ouvidos em formato de áudio – por meio de uma voz criada com Inteligência Artificial – ou também em forma de legendas. Ambas as opções poderão ser desativadas a qualquer momento.
A utilização da Big Data
Além dos comentários, a IBM também utilizará a sua tecnologia de Big Data para prever a probabilidade de vitória de cada jogador em suas partidas do torneio. Esta nova perspectiva “ajudará os fãs a descobrir as possíveis surpresas nos confrontos individuais que não são tão evidentes ao observar apenas o ranking dos jogadores“, disse Al-Qassab.
As inovações da IBM e a experiência do público
Estas novas funcionalidades ampliam o conjunto de ferramentas digitais para os fãs no aplicativo de Wimbledon e no site oficial do evento. São os exemplos mais recentes de como a IBM e Wimbledon estão utilizando a tecnologia para ajudar os fãs a se engajar com o Campeonato de forma mais profunda.
Para desenvolver a nova funcionalidade, especialistas do IBM iX, parceiro de design de experiência dentro da IBM Consulting, trabalharam com o All England Club para aproveitar os modelos de base do WatsonX, a plataforma de IA e dados empresariais da IBM, para treinar a IA na linguagem única do tênis. A IA generativa baseada nesses modelos de base foi aplicada para produzir narração com estrutura de frase e vocabulário variados, tornando os clipes informativos e envolventes.
A parceria entre IBM e Wimbledon
Este ano, a IBM e Wimbledon levam a experiência dos fãs a um novo patamar. A introdução de ferramentas digitais alimentadas por IA no aplicativo de Wimbledon e no site oficial do torneio, como o IBM Power Index Leaderboard, IBM Match Insights e Personalised Highlights Reels e Recommendations, torna mais fácil para os fãs entenderem quais jogadores seguir, como eles se comparam aos seus adversários e quem provavelmente vencerá.
A IA e a plataforma de dados que a IBM está usando para criar experiências únicas para os fãs de Wimbledon é a mesma tecnologia que está sendo usada para impulsionar a transformação dos negócios com clientes em todos os setores e indústrias.
O papel da tecnologia na transformação da experiência do público em eventos esportivos é inegável. Com as novidades apresentadas pela IBM, a experiência dos fãs em Wimbledon certamente será mais rica, envolvente e informativa. Este é apenas o começo de uma nova era para o esporte e para a interação dos fãs com seus eventos favoritos.