A empresa Meta, responsável pelo Instagram, confirmou que está bloqueando os usuários da União Europeia (UE) de acessarem o Threads por meio de VPN. Isso ocorre após múltiplas reclamações de usuários da região que não conseguiram acessar o aplicativo de mensagens utilizando VPN para contornar as restrições.
Desse modo, em um comunicado ao Techcrunch, a Meta admitiu que tomou medidas adicionais para evitar o acesso ao Threads na União Europeia. Segundo a empresa, a medida ocorre devido a preocupações relacionadas à privacidade e questões legais.
Privacidade e bloqueio de acesso na União Europeia
Lançado pela Meta na semana passada, o Threads enfrenta restrições na UE devido a preocupações com privacidade e conformidade legal. De acordo com a declaração fornecida ao TechCrunch, o aplicativo não está disponível na maioria dos países europeus.
Além disso, a Meta implementou medidas extras para evitar que usuários da região acessem o aplicativo. A empresa afirmou que a Europa é um mercado extremamente importante e que eles pretendem disponibilizar o Threads na região no futuro.
Bloqueio efetivo e reclamações de usuários
Usuários da UE que tentaram contornar as restrições usando VPN relataram nas redes sociais, principalmente no Twitter, que não conseguiram acessar o aplicativo Threads. Várias capturas de tela foram postadas, demonstrando a mensagem de bloqueio exibida ao tentar acessar o aplicativo. Essa situação gerou insatisfação e frustração entre os usuários europeus interessados em experimentar o novo aplicativo de mensagens sociais.
Questões legais e desafios regulatórios
A política de privacidade do Threads e a listagem do aplicativo na App Store indicam que o aplicativo coleta uma variedade de dados pessoais dos usuários. Entre os mais sensíveis estão: dados de saúde, financeiros, localização precisa, histórico de navegação, contatos e histórico de pesquisa.
Contudo, a empresa precisa de uma base legal válida para processar esses dados de acordo com a lei de proteção de dados da UE, especialmente para fins de segmentação de anúncios. A recente decisão do Tribunal de Justiça aumentou a incerteza sobre o uso desses dados para direcionamento de anúncios pela Meta.
Desafios adicionais impostos pela regulamentação
Além das questões legais, a Meta também enfrenta desafios adicionais impostos pela nova regulamentação antitruste da UE, o Ato de Mercados Digitais (DMA). O DMA impõe limites à combinação de dados para fins publicitários pelas grandes empresas de tecnologia.
Desse modo, a Meta alegou que a incerteza sobre como o DMA será aplicado ao uso de dados pela empresa é um dos motivos para o atraso no lançamento do Threads na UE. Essas restrições adicionais podem ter impacto na estratégia de negócios da empresa e na forma como ela utiliza os dados para fins publicitários.
Repercussão do Threads e perspectivas futuras
Apesar de não ter sido oficialmente lançado na maior parte da Europa, o Threads obteve um bom número de inscrições, com mais de 100 milhões de usuários se cadastrando em apenas alguns dias. No entanto, segundo a empresa de monitoramento de análises Sensor Tower, o número de usuários ativos diariamente diminuiu em 20% esta semana em comparação com o sábado, e o tempo gasto no aplicativo também diminuiu. Resta saber se o interesse inicial pelo Threads se manterá ou se perderá ao longo do tempo.
Atualizações recentes e resposta da Meta
Recentemente, a Meta lançou uma atualização para o aplicativo Threads no iOS, incluindo suporte para o iOS 17 e redução do tamanho do arquivo binário, juntamente com outras pequenas melhorias. Em resposta às críticas sobre a falta de suporte web ou desktop, o engenheiro Cameron Roth explicou que não é uma questão simples de “ligar” esses recursos, indicando que há desafios técnicos envolvidos.