PUBLICIDADE
Gamer

Microsoft planeja transmissão de jogos de PC pela nuvem

Streaming de jogos de PC pela nuvem é a nova cartada, revelam emails internos

PUBLICIDADE

No âmbito das inovações tecnológicas, a Microsoft está novamente no centro das atenções. De acordo com emails internos divulgados recentemente, a gigante da tecnologia está planejando uma grande expansão de seus serviços de jogos em nuvem. A notícia é um reflexo da crescente concorrência no setor de jogos em nuvem, com a Google e sua plataforma Stadia na mira da Microsoft.

Microsoft e os jogos em nuvem

A Microsoft já possui uma presença sólida no mercado de jogos em nuvem com o Xbox Cloud Gaming, anteriormente conhecido como Project xCloud. Este serviço permite que os jogadores transmitam e joguem uma ampla variedade de jogos diretamente em dispositivos compatíveis, incluindo smartphones e tablets. No entanto, até o momento, o Xbox Cloud Gaming estava limitado a títulos do Xbox devido à infraestrutura específica de hardware baseada em chips Xbox Series X.

A revolução dos jogos de PC na nuvem

A novidade agora é que a Microsoft está trabalhando arduamente para estender a oferta do Xbox Cloud Gaming para incluir jogos de PC. Os emails internos, parte do processo FTC v. Microsoft, revelaram os bastidores dessa estratégia ambiciosa. A ideia é utilizar os servidores da Microsoft baseados na plataforma Azure para transmitir jogos de PC diretamente pela nuvem.

A CEO da Microsoft, Satya Nadella, trocou emails com Phil Spencer como mostra o The Verge, chefe da divisão Xbox, Kareem Choudhry, responsável pelos jogos em nuvem na Microsoft, e Sarah Bond, encarregada da experiência do criador do Xbox, em julho de 2021. Essa comunicação surgiu em resposta aos rumores de que a Google estava transformando o Stadia em uma plataforma de jogos em nuvem de marca branca para desenvolvedores executarem seus jogos.

Nadella expressou sua preocupação com a possível vantagem da Google, destacando a natureza mais genérica dos recursos de hardware baseados em máquinas virtuais Linux da Google. Ele questionou se a Microsoft faria o mesmo para o Game Pass PC. A resposta de Spencer foi rápida e afirmativa, confirmando que a Microsoft já estava trabalhando em uma solução Azure para transmitir jogos de PC nativos pela nuvem.

Vantagens da Microsoft

Spencer enfatizou que a Google tinha a capacidade de reutilizar sua infraestrutura de nuvem Linux, enquanto a Microsoft, ao transmitir jogos de PC nativos por meio de um SKU de GPU Azure, também poderia explorar cenários semelhantes de marca branca para oferecer serviços de jogos em nuvem a desenvolvedores e editores. Isso abre um novo leque de oportunidades para a empresa e pode resultar em uma ampliação significativa de seu ecossistema de jogos em nuvem.

PUBLICIDADE

Detalhes sobre o SKU Azure

Em um dos trechos dos emails, Choudhry revelou que a Microsoft estava trabalhando em um SKU Azure específico para esse propósito. Embora parte dos detalhes sobre o SKU tenha sido redigida no documento do tribunal, fica claro que a empresa já estava avançando nesse projeto ambicioso em julho de 2021.

Desafios pelo caminho

Apesar dos planos empolgantes, a jornada da Microsoft no campo dos jogos em nuvem não tem sido isenta de desafios. Nos últimos anos, o trabalho no Xbox Cloud Gaming diminuiu, e promessas anteriores de suporte à biblioteca de jogos existente até o final de 2022 não foram cumpridas. Além disso, a ideia de lançar uma versão dedicada por assinatura do Xbox Cloud Gaming foi abandonada.

No entanto, a empresa deu novas pistas sobre a inclusão de jogos de PC no Xbox Cloud Gaming. A parceria com a operadora de telefonia móvel britânica EE, que assinou um acordo de 10 anos com a Microsoft para disponibilizar jogos de PC do Xbox para seus clientes, sugere que a Microsoft está se aproximando do lançamento desse serviço. Embora a EE ainda não ofereça uma plataforma de transmissão, é possível que esteja se preparando para lançar uma. No entanto, é mais provável que a Microsoft esteja se aproximando do lançamento de seu próprio serviço Azure para transmitir jogos de PC.

Concorrência

É interessante observar que, na mesma cadeia de emails internos, Phil Spencer compartilhou sua visão sobre a concorrência no mercado de jogos em nuvem. Ele expressou surpresa com a falta de progresso da Google com o Stadia e destacou a Nvidia com o GeForce Now como o principal concorrente da Microsoft. Ele também mencionou que a Google e a Amazon com o Luna enfrentavam dificuldades em sua empreitada nos jogos em nuvem.

Curiosamente, quase um ano após esses emails, a Google anunciou que encerraria o serviço Stadia em janeiro de 2023. Isso marca um ponto de virada na competição pelo mercado de jogos em nuvem e coloca a Microsoft em posição de liderança para inovar e expandir ainda mais seu império de jogos em nuvem.

PUBLICIDADE

Thiago Santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por inovação e sempre antenado nas últimas tendências tecnológicas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao avanço da ciência, e estou empenhado em contribuir para esse progresso. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo entretenimento e tecnologia.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.