PUBLICIDADE
Inteligência ArtificialInovações

NASA testa robô humanoide para trabalhos em “condições sujas e perigosas”

Segundo a agência espacial, futuramente os robôs realizarão trabalhos considerados perigosos, além de "tarefas chatas e repetitivas", permitindo que os humanos trabalhem em tarefas de alto nível.

PUBLICIDADE

Valkyrie, o inovador robô da NASA, está prestes a embarcar numa missão pioneira a meio mundo de distância de sua casa no Centro Espacial Johnson da NASA em Houston. Como parte de um Acordo de Ato Espacial reembolsável com a Woodside Energy em Perth, na Austrália Ocidental, a NASA planeja utilizar o robô Valkyrie para desenvolver capacidades de manipulação dextra móvel remota para acomodar o cuidado remoto de instalações de energia não tripuladas e offshore. A Woodside Energy testará o software resultante e fornecerá dados e feedback à NASA, ajudando a acelerar a maturação da tecnologia robótica.

Esta é a segunda colaboração reembolsável com a Woodside, na qual Valkyrie impulsionará as capacidades operacionais robóticas remotas que têm o potencial de melhorar a eficiência das operações offshore e remotas da Woodside. Além disso, aumentará a segurança tanto para o seu pessoal como para o meio ambiente. As novas capacidades também podem ter aplicações para as missões Artemis da NASA e para outros objetivos de robótica baseada na Terra.

A NASA planeja utilizar a experiência de operar a Valkyrie nas instalações da Woodside para aprender como projetar melhor os robôs para trabalhar em condições sujas e perigosas, como as encontradas na Lua nos locais de trabalho e habitats de longo prazo que serão estabelecidos como parte das futuras missões Artemis.

Avanços para as missões Artemis

Robôs móveis operados remotamente na superfície lunar e marciana poderiam permitir que operadores baseados na Terra conduzam atividades importantes, mesmo quando os astronautas não estão fisicamente presentes. Estas atividades incluem a inspeção e manutenção de infraestruturas e plantas que aproveitam recursos e materiais para produzir novos itens, permitindo aos astronautas viver do terreno. Os testes da Woodside também fornecerão dados valiosos para os engenheiros da NASA sobre o uso de robôs avançados em aplicações terrestres similares.

Estamos satisfeitos em iniciar a próxima fase de desenvolvimento e testes de sistemas robóticos avançados que têm o potencial de impactar positivamente a vida na Terra, permitindo operações mais seguras em ambientes perigosos“, diz Shaun Azimi, líder da equipe de robótica dextra da NASA Johnson.

O Valkyrie e outros robôs móveis avançados podem ser ferramentas vitais para permitir que os humanos supervisionem o trabalho perigoso remotamente e para descarregar tarefas chatas e repetitivas, permitindo que os humanos trabalhem em tarefas de alto nível, incluindo a implantação e manutenção de robôs.

PUBLICIDADE
Créditos: NASA/JSC

O futuro das missões espaciais e terrestres

Usar robôs para aprimorar as missões Artemis pode ajudar a humanidade a construir uma presença de longo prazo na superfície lunar e, um dia, em outros planetas como Marte. Através de parcerias comerciais domésticas e internacionais, a NASA está criando a próxima geração de capacidades robóticas em escala humana.

Apoiar o desenvolvimento de Valkyrie na Terra criará dados e lições aprendidas que as equipes da NASA aplicarão ao desenvolvimento atual e futuro de robótica e automação para uso no espaço. A NASA aplicará o trabalho de desenvolvimento de software feito em Valkyrie aos próximos lançamentos de hardware e realizará demonstrações operacionais com a Woodside como parte da colaboração reembolsável em 2026-2027 para provar as capacidades do robô em configurações operacionais remotas relevantes.

PUBLICIDADE

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.