A Netflix, uma das maiores plataformas de streaming de conteúdo do mundo, apresentou recentemente seus resultados do terceiro trimestre, revelando um crescimento no número de assinantes. No entanto, em meio a essa expansão, a empresa também optou por implementar um aumento de preços em diversos países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido e França. Essa decisão visa diferenciar os planos sem anúncios dos planos de nível básico, que incluem suporte de publicidade.
A Netflix tem todas as razões para comemorar, pois registrou um aumento de quase 9 milhões de novos assinantes em todo o mundo durante o terceiro trimestre. Esse impressionante aumento de assinantes teve um impacto positivo na receita da empresa. Porém, a empresa aproveitou essa ascensão para realizar um reajuste nos valores de alguns de seus planos, sobretudo nos mercados dos Estados Unidos, Reino Unido e França. O plano mais caro, por exemplo, agora custará US$22,99 por mês para novos assinantes.
Impacto do compartilhamento de senhas
Em maio, a Netflix adotou uma abordagem mais rígida em relação ao compartilhamento de senhas, aplicando essa medida em seu mercado doméstico e em diversas regiões globais como relembra o TechCrunch. O terceiro trimestre do ano representa o primeiro período completo sob as novas regras, permitindo-nos visualizar o impacto real do compartilhamento de senhas. Paralelamente, a empresa eliminou o plano básico nos Estados Unidos e no Reino Unido, o que significa que os consumidores agora precisam investir mais para desfrutar de uma experiência livre de anúncios.
Ascensão da receita publicitária
Apesar de relatos sobre a fadiga causada pelo excesso de assinaturas de streaming, a Netflix parece estar longe de atingir seu limite de crescimento. A empresa atualmente conta com um impressionante total de 247,15 milhões de assinantes, com um aumento de 8,76 milhões de novos inscritos apenas no último trimestre. Esse desempenho não era observado desde o segundo trimestre de 2020, período marcado por rigorosos lockdowns em todo o mundo, devido à pandemia da COVID-19.
Quanto à receita, a Netflix divulgou um impressionante montante de US$8,5 bilhões neste trimestre, acompanhado de lucros de US$3,73 por ação. Os anúncios estão contribuindo cada vez mais para os resultados financeiros da empresa, visto que o número de assinantes de planos com anúncios aumentou quase 70% em relação ao trimestre anterior. Aproximadamente um terço dos novos assinantes opta por planos com anúncios.
Descontinuidade do plano básico no Brasil
Além dos aumentos de preços, a Netflix também anunciou a descontinuidade do plano básico no Brasil, reforçando sua estratégia de incentivar os consumidores a aderirem a planos com anúncios e planos padrão, que oferecem uma experiência mais completa.
A empresa afirmou que seu foco imediato é fortalecer sua base de assinantes de anúncios, tornando a Netflix uma opção essencial para os anunciantes. Os números atestam esse compromisso, com um aumento de quase 70% no número de assinantes de planos com anúncios no terceiro trimestre, representando cerca de 30% de todas as novas inscrições em 12 países que oferecem esse tipo de plano.
Aumento de preço em vários mercados
É importante notar que o aumento de preços não se limita aos Estados Unidos, Reino Unido e França. A Netflix planeja expandir essa estratégia de preços para Alemanha, Espanha, Japão, México, Austrália e Brasil. Essa medida visa alinhar os preços com a oferta de conteúdo e aprimorar a rentabilidade da empresa.
Netflix e a publicidade
Com o aumento do foco na publicidade, a Netflix continuará a inovar nessa área. A empresa está empenhada em melhorar seus recursos, incluindo a introdução de downloads para assinantes de planos com anúncios. Além disso, a Netflix buscará parcerias com fabricantes de dispositivos e provedores de internet para incluir planos com anúncios em pacotes de serviços.