O Bard, inteligência artificial do Google, concorrente do ChatGPT, está disponível no Brasil a partir desta quinta-feira (13). A ferramenta também foi liberada para outros 27 países da União Europeia. O chatbot está disponível em português e em outras 40 línguas e funciona de modo similar ao ChatGPT, da OpenIA.
Bard do Google: disponível em português do Brasil
A tecnologia está sempre evoluindo e uma das áreas mais promissoras é a inteligência artificial (IA). Nos últimos anos, temos visto um crescimento impressionante na interação entre humanos e máquinas, levando a mudanças significativas em como consumimos informações e realizamos tarefas diárias. E parece que essa tendência não está desacelerando.
De acordo com o Google Trends, as buscas por ‘inteligência artificial’ dobraram no Brasil nos últimos 12 meses e mais que triplicaram no mundo todo. O primeiro semestre de 2023 já viu um recorde de buscas pelo tema tanto no Brasil quanto globalmente, demonstrando o enorme interesse público neste campo emergente. Compreensivelmente, grandes empresas como o Google estão se esforçando para liderar o caminho. Hoje, chega ao mercado uma novidade empolgante: o Bard, a ferramenta experimental de IA do Google, agora fala português do Brasil!
Google Bard: uma ferramenta de IA para todos
Há sete anos, o Google anunciou sua transição para se tornar uma empresa ‘AI-first’, priorizando a inteligência artificial como um elemento central de seus produtos e serviços. Este movimento, tanto ousado quanto responsável, tem mostrado avanços significativos, especialmente nos últimos meses. Um desses avanços é o Bard, uma ferramenta experimental de IA lançada em fevereiro, que tem evoluído constantemente graças ao feedback da comunidade de usuários.
O Bard tem como objetivo potencializar a criatividade, aguçar a curiosidade e aumentar a produtividade das pessoas, fornecendo um leque de recursos úteis e inovadores. Agora, além do português do Brasil, o Bard está disponível em mais 40 idiomas, incluindo árabe, chinês, alemão, hindi e espanhol.
Como o Bard pode te ajudar?
A ferramenta Bard do Google oferece uma ampla gama de funcionalidades, desde o fornecimento de instruções claras sobre como realizar tarefas até a geração de textos criativos. Quer explorar lugares icônicos ou criar um plano para melhorar a produtividade? O Bard pode ajudar.
Além disso, o Bard pode se tornar um aliado valioso no ensino e aprendizado de programação. Com o suporte a mais de 20 linguagens de programação, como C++, Go, Java, Javascript, Python e Typescript, os programadores podem usar o Bard para gerar ou depurar código, aumentando a eficiência e o conhecimento prático.
A geração de texto criativo é outra capacidade notável do Bard. Seja uma história emocionante, uma letra de música inédita ou um email formal, o Bard pode gerar uma variedade de textos criativos para atender a suas necessidades. Para os estudiosos e curiosos, a ferramenta pode fornecer resumos de tópicos complexos, facilitando o entendimento de materiais densos ou extensos.
Bard: uma jornada em andamento
Embora o Bard tenha percorrido um longo caminho desde seu lançamento inicial, a equipe do Google ressalta que esta é apenas a fase inicial de sua jornada. A tecnologia, assim como a IA, está sempre em constante evolução e as possibilidades para o Bard são infinitas. O Google está otimista e entusiasmado com o potencial da ferramenta e está ansioso para ver como o Bard vai continuar ajudando as pessoas a desbloquear seu potencial total.
Em suma, a introdução do Bard em português do Brasil é um passo significativo na missão do Google de tornar a IA acessível a todos. Se você está animado para experimentar o Bard e explorar suas funcionalidades, basta acessar bard.google.com e começar a descobrir como a IA pode enriquecer seu dia a dia.