A Nvidia Corporation, gigante tecnológica americana e uma das principais fabricantes de processadores do mundo, anunciou nesta segunda-feira (18), durante sua conferência anual de desenvolvedores, o lançamento de uma plataforma integrada de ‘software’ e ‘hardware’ que promete transformar o desenvolvimento de robôs humanoides, sendo capaz de construir robôs semelhantes aos humanos.
Denominada ‘GR00T’ (Tecnologia Robot Generalista 00), a nova plataforma é um modelo de propósito geral que visa facilitar o aprendizado contínuo de robôs humanoides através de IA generativa (IAG), em um movimento para melhorar sua capacidade de simular e interagir com o mundo real.
Aprendizado através da imitação
Segundo a Nvidia, os robôs alimentados pela tecnologia GR00T serão capazes de aprender comportamentos humanos por imitação, adquirindo habilidades de coordenação, destreza, e outras essenciais para navegar, adaptar-se e interagir com o ambiente real. Este anúncio é acompanhado pela introdução do computador Jetson Thor, um dispositivo baseado no sistema em um chip (SoC) da Nvidia, Thor, desenhado para oferecer aos robôs humanoides a capacidade de realizar tarefas complexas e interagir de forma segura e natural com humanos e outras máquinas.
O Jetson Thor apresenta-se como uma nova e robusta plataforma de computação, com arquitetura modular otimizada para desempenho, energia e dimensão. O dispositivo inclui uma GPU de próxima geração, baseada na arquitetura Blackwell da Nvidia, com um motor transformador capaz de entregar 800 teraflops de desempenho em IA, essencial para rodar modelos de IA generativa multimodal como o GR00T. Complementarmente, o SoC integra um processador de segurança funcional, um cluster de CPU de alto desempenho e 100GB de largura de banda ethernet, simplificando esforços de design e integração.
Jim Fan, gerente de pesquisa e líder de IA embarcada da Nvidia, publicou no X que através dos robôs GR00T serão capazes de entender instruções por meio de linguagem, vídeos e demonstrações para realizar diversas tarefas. Ele também forneceu um vídeo na postagem mostrando membros da equipe trabalhando com esses robôs.
A Nvidia destaca o desenvolvimento de uma plataforma de IA compreensiva, colaborando com empresas líderes em robótica humanóide, incluindo 1X Technologies, Agility Robotics, Boston Dynamics, entre outras. Este esforço é reforçado pelas atualizações significativas na plataforma Isaac™ da Nvidia, que agora inclui modelos de IA generativa e ferramentas para simulação e infraestrutura de fluxo de trabalho em IA. Entre as inovações, destacam-se o Isaac Lab para aprendizado reforçado e o OSMO, um serviço de orquestração de computação.
Jonathan Hurst, cofundador e diretor de robótica na Agility Robotics, e Geordie Rose, cofundador e CEO da Sanctuary AI, expressaram entusiasmo com as novas tecnologias. Eles veem os desenvolvimentos da Nvidia como um ponto de inflexão histórico, com potencial para transformar o futuro do trabalho e introduzir robôs humanoides, como o Digit, em todos os aspectos da vida cotidiana.
“Estamos num ponto de inflexão na história, com robôs centrados no ser humano, como o Digit, preparados para mudar o trabalho para sempre. A IA moderna irá acelerar o desenvolvimento, abrindo caminho para robôs como o Digit ajudarem as pessoas em todos os aspectos da vida diária”, disse Jonathan Hurst.
“A IA incorporada não só ajudará a enfrentar alguns dos maiores desafios da humanidade, mas também criará inovações que estão atualmente além do nosso alcance ou imaginação”, disse Geordie Rose. “Uma tecnologia tão importante não deveria ser construída em silos, e é por isso que priorizamos parceiros de longo prazo como a NVIDIA”, completou.
Jetson Thor fornecerá energia suficiente para o robô calcular e executar tarefas complexas, disse a empresa, ao mesmo tempo que permitirá interagir com outras máquinas e pessoas. Isaac e os novos recursos do GR00T permitirão “qualquer realização de robô em qualquer ambiente”, acrescentou a Nvidia.
Com o GR00T e o Jetson Thor, a Nvidia estabelece um novo paradigma para a construção e operação de robôs humanoides, prometendo avanços significativos na maneira como essas máquinas aprendem, interagem e se integram ao nosso mundo.