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Inovações

Startup desenvolve braço robótico para tornar o carregamento autônomo uma realidade

Rocsys pretende revolucionar o carregamento de veículos elétricos, começando pelos portos e pátios

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A Rocsys, uma startup holandesa, está mirando no setor logístico americano, que está passando por uma crescente eletrificação e autonomização. A empresa criou um braço robótico capaz de transformar qualquer carregador de veículos elétricos em um sistema autônomo de carregamento.

Essa inovação tem o potencial de revolucionar o setor, principalmente em ambientes como portos e pátios, onde a eficiência e a redução de erros são cruciais. Além disso, a automação do carregamento permite cumprir regulamentações trabalhistas e diminuir a exposição humana a equipamentos de alta voltagem.

Automatização do carregamento em portos e pátios

Crijn Bouman, CEO e co-fundador da Rocsys, em entrevista para o Techcrunch, destaca a importância da solução em portos, onde muitas vezes os motoristas de caminhões não podem realizar o carregamento. Para eletrificar frotas nesses locais, é necessário automatizar o processo de carregamento.

Além disso, a automação do carregamento contribui para a conformidade regulatória e reduz a exposição dos trabalhadores a equipamentos de alta voltagem. Um exemplo prático é a utilização do sistema em uma usina de processamento de resíduos na Suécia, onde o motorista precisa permanecer dentro do veículo devido ao ambiente perigoso.

Parcerias estratégicas

A Rocsys já estabeleceu parcerias com empresas renomadas, como a fabricante de empilhadeiras elétricas Hyster, o fornecedor de equipamentos industriais Taylor Machine Works e o operador portuário SSA Marine. Além disso, a startup está em negociações para uma parceria comercial com uma das maiores varejistas de grande porte da América do Norte. Essas parcerias fortalecem a posição da Rocsys no mercado e ampliam seu alcance.

Expansão para o setor automotivo

A Rocsys não pretende limitar sua atuação apenas à logística industrial. Recentemente, a startup concluiu uma rodada de financiamento Série A no valor de US$ 36 milhões, que será utilizada para expandir sua divisão na América do Norte. Além disso, a ideia é de investir em pesquisa e desenvolvimento no setor automotivo. O objetivo é acompanhar o avanço das montadoras que planejam introduzir funcionalidades de manobrista automatizado nos próximos anos. A automação do carregamento de veículos elétricos caminha lado a lado com essas inovações, abrindo novas oportunidades para a Rocsys.

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Consórcio de carregamento e expansão para robotáxis

A Rocsys faz parte de um consórcio chamado ROCIN-ECO, composto por marcas renomadas como Audi, Porsche, BMW, Ford e Mercedes-Benz. O objetivo desse consórcio é desenvolver uma infraestrutura de carregamento rápido, padronizada e interoperável ao longo das rotas de transporte de alta demanda na Europa. Além disso, a startup já está explorando possíveis casos de uso para suas soluções, como o carregamento de frotas de robotáxis e veículos de entrega autônomos. Bouman destaca a complexidade logística de gerenciar um carregador com múltiplas vagas para veículos autônomos e ressalta a importância da automação nesse contexto.

Flexibilidade e adaptabilidade

Uma das principais vantagens da solução oferecida pela Rocsys é a capacidade de ser adaptada a qualquer carregador existente ou futuro, independentemente do padrão de carregamento (CCS, NACS, etc.). O modelo de negócio da empresa baseia-se na compra única do equipamento robótico, juntamente com uma taxa de serviços recorrentes.

Além disso, a Rocsys utiliza um sistema operacional de inteligência artificial que é constantemente aprimorado por meio do treinamento. Para isso são usados dados gerados pelos clientes, o que resulta em um desempenho cada vez melhor.

Custos e perspectivas futuras

Atualmente, um robô da Rocsys custa entre US$ 20.000 e US$ 30.000, com uma taxa recorrente anual de aproximadamente US$ 2.000. No entanto, a próxima geração do equipamento terá um preço significativamente mais baixo, cerca de 60% do valor atual, e será mais compacta.

Nesse sentido, a terceira geração do produto tem como objetivo atingir um preço abaixo de US$ 10.000 e estará disponível por volta de 2027, quando se espera que carros com recursos de direção automatizada inundem o mercado. Essa redução de custos tornará a automação do carregamento ainda mais acessível e atraente para empresas e consumidores.

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Thiago Santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por inovação e sempre antenado nas últimas tendências tecnológicas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao avanço da ciência, e estou empenhado em contribuir para esse progresso. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo entretenimento e tecnologia.

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