A Microsoft lançou uma nova atualização para o Windows 11, trazendo uma série de novas funcionalidades e melhorias. Essa atualização promete aprimorar ainda mais a experiência dos usuários do sistema operacional. Neste artigo, Veja em detalhes todas as mudanças que a atualização de setembro de 2023 traz consigo.
Atualização gratuita
Assim como nas atualizações de recursos anteriores do Windows 11, esta atualização é gratuita para todos os usuários do Windows 11 existentes como informa o Windows Central. Isso significa que os usuários de laptops e dispositivos com Windows 11 poderão aproveitar ao máximo as novas funcionalidades sem custo adicional. Caso você ainda não tenha uma licença do Windows 11, pode adquiri-la online.
Fácil instalação
A atualização mais recente para o Windows 11 foi disponibilizada em 26 de setembro. Vale ressaltar que esta não é a atualização 23H2, como se pensava anteriormente. Em vez disso, é uma evolução da versão 22H2 já existente. O processo de download e instalação desta atualização é extremamente rápido, levando apenas alguns minutos, graças à tecnologia de atualização eficiente que a Microsoft está utilizando. Ao contrário de uma atualização completa do sistema operacional, esta atualização é aplicada de forma semelhante a uma atualização mensal de segurança.
Windows Copilot: a grande novidade
Uma das maiores novidades que a Microsoft está trazendo com a atualização de setembro de 2023 é um novo assistente de IA chamado “Windows Copilot“. Este assistente utiliza a mesma tecnologia que impulsiona o Bing Chat e o Microsoft 365 Copilot para ajudar os usuários a serem mais produtivos, compreendendo consultas complexas, comandos e contextos.
O Windows Copilot substituirá a Cortana e será capaz de ajudar os usuários a alterar configurações em seus PCs, iniciar playlists no Spotify, resumir documentos, textos e páginas da web e até mesmo iniciar o assistente Snap e outras funções do Windows. O Copilot está disponível como um botão na Barra de Tarefas, que abrirá uma barra lateral ao ser clicado, contendo uma caixa de chat e o histórico de conversas entre você e o Copilot.
Explorador de arquivos renovado
A Microsoft está trabalhando em uma grande atualização para o aplicativo Explorador de Arquivos no Windows 11, trazendo interfaces ainda mais modernas e um “UI de cabeçalho” redesenhado, semelhante ao que você encontraria em um navegador da web. Os principais recursos do aplicativo são as abas, e abaixo delas estão os botões de avançar, retroceder e início, ao lado da barra de endereços e da caixa de pesquisa.
Galeria de fotos aprimorada
Uma nova funcionalidade chamada “Gallery” proporcionará uma experiência rica para visualizar todas as fotos em seu dispositivo no OneDrive e sincronizadas com o Phone Link. Ela apresenta uma linha do tempo que permite rolar rapidamente pelo tempo e oferece opções para editar uma foto diretamente usando o aplicativo Fotos.
Backup no OneDrive
A Microsoft está finalmente trazendo uma ferramenta de backup na nuvem para o Windows 11 com a atualização de setembro de 2023. Isso facilitará o backup de configurações, arquivos e aplicativos no seu armazenamento do OneDrive para restauração ao configurar um novo PC pela primeira vez. Ao fazer login em uma conta da Microsoft, os usuários serão orientados a restaurar a partir de um PC anterior e trazer todas as configurações e aplicativos com apenas alguns cliques.
Para aplicativos, o processo de restauração é alimentado pela Microsoft Store, o que significa que apenas os aplicativos hospedados na Loja serão salvos e restaurados. As configurações e arquivos continuarão sendo salvos e restaurados como de costume, usando o armazenamento do OneDrive associado à sua conta da Microsoft.
Rótulos de aplicativos
Uma funcionalidade clássica da Barra de Tarefas está retornando com a atualização de setembro de 2023 do Windows 11: os rótulos de aplicativos e a desagrupação! Essa funcionalidade estava disponível no Windows 7 até o Windows 10, mas foi removida quando a Microsoft redesenhou a Barra de Tarefas para o Windows 11.
O seu retorno no Windows 11 vem com uma nova função: a capacidade de exibir rótulos mesmo em aplicativos que não estão em execução. O Windows 7, 8 e 10 ofereciam apenas a opção de mostrar rótulos em aplicativos em execução, mas o Windows 11 adicionou a capacidade de mostrar rótulos em aplicativos fixados que não estão em execução.
Controle de volume aprimorado
A Microsoft está atualizando o mixer de volume para ser mais útil ao ajustar os níveis de áudio de aplicativos específicos. A partir desta atualização, os usuários podem usar o painel de configurações rápidas do Windows 11 para ajustar manualmente os níveis de áudio dos aplicativos individuais.
Isso significa que você poderá reduzir o volume no Spotify e aumentar o volume no seu aplicativo de chamadas de vídeo, permitindo um controle adequado dos níveis de áudio diretamente do painel de configurações rápidas do moderno Windows 11.
Suporte para 7zip e RAR
A Microsoft está finalmente trazendo suporte nativo para os formatos de arquivo 7zip e RAR no Windows 11. Isso significa que você não precisará mais baixar ferramentas de terceiros para lidar com esses tipos de arquivos. O Windows será capaz de facilmente descompactar e compactar arquivos nos formatos 7zip e RAR, bem como em .tar e outros formatos de arquivo de código aberto.
Essa funcionalidade estará disponível em qualquer lugar em que o Windows exibir arquivos, como no Explorador de Arquivos, na área de trabalho e na interface de seleção de arquivo.
Controle RGB integrado
Os gamers têm motivos para comemorar, pois a Microsoft está incorporando controles para periféricos RGB diretamente no aplicativo Configurações do Windows 11. Isso significa que os usuários poderão personalizar as configurações RGB em teclados, mouses, monitores e outros dispositivos e acessórios sem precisar baixar software de terceiros.
A Microsoft chama essa funcionalidade de “Dynamic Lighting”, e ela será especialmente útil para dispositivos de marcas como a Razer, que costumam oferecer ferramentas de personalização volumosas. Agora, se você quiser alterar a cor das luzes, poderá fazer isso nativamente por meio do Windows 11 e do aplicativo Configurações integrado.
Paint com modo escuro
O Paint está finalmente recebendo um modo escuro após 37 anos no mercado. O aplicativo foi lançado inicialmente com o Windows 1.0, e, embora o Windows tenha adotado o modo escuro apenas em 2015, é bom ver o Paint aderindo a essa tendência.
A Microsoft revelou o modo escuro no Paint juntamente com a versão de lançamento original do Windows 11 em 2021, mas só o lançou agora. O aplicativo também recebeu uma funcionalidade de zoom atualizada, com um menu suspenso mais incremental, permitindo porcentagens personalizadas e zoom suave.
Atualizações na plataforma de Widgets
Claro, uma atualização do Windows 11 não estaria completa sem mudanças na Plataforma de Widgets do Windows. A atualização incluirá mais opções de personalização para a plataforma, incluindo novos layouts que permitem aos usuários escolher entre ter widgets separados da fonte de notícias, mesclados com a fonte de notícias ou sem fonte de notícias.
Isso significa que a Microsoft finalmente está dando aos usuários a opção de desativar a alimentação de notícias da MSN na Plataforma de Widgets.
Windows Dev Drive / Dev Home
Para os desenvolvedores, o Windows 11 está melhorando com a atualização de setembro de 2023. Ela aprimora o novo aplicativo Dev Home, projetado para facilitar a configuração de uma nova máquina de desenvolvimento, fornecendo uma visão geral de sua máquina, projetos GitHub e muito mais.
O Dev Home pode se conectar à sua conta GitHub e trazer as alterações e solicitações mais recentes. Ele também inclui muitos widgets de monitoramento do sistema que podem ser adicionados ao aplicativo Dev Home ou à Plataforma de Widgets. Esses widgets incluem monitoramento de CPU, GPU, memória e rede.
O Dev Home também acompanha a nova funcionalidade Dev Drive, que permite aos desenvolvedores criar uma partição de sistema para desenvolvimento. Uma partição Dev Drive é formatada em ReFS e oferece mais desempenho para projetos com centenas e milhares de arquivos, como jogos ou aplicativos complexos.