A ideia de um Xbox portátil tem flutuado no universo dos jogos há algum tempo, mas recentemente, Phil Spencer, o chefe de jogos da Microsoft, trouxe nova luz sobre esse conceito em uma entrevista durante a Game Developers Conference.
Spencer, que tem testado pessoalmente dispositivos portáteis para jogos de PC como o Asus ROG Ally, o Lenovo Legion Go e o Steam Deck, expressou seu desejo de integrar mais profundamente a experiência Xbox nesses dispositivos.
Embora impressionado com esses novos hardwares, Spencer está determinado a torná-los mais sinônimos do Xbox, desejando que dispositivos como o Legion Go não apenas carreguem a marca Xbox, mas também ofereçam uma experiência completa, semelhante à de ligar um Xbox na televisão. Isso inclui ter todos os jogos disponíveis com os respectivos arquivos salvos e uma experiência social completa. A frustração com o jogo Fallout 76 não oferecer salvamento cruzado destaca a importância de uma experiência de usuário sem interrupções entre plataformas.
A equipe de hardware da empresa, liderada por Roanne Sones, está explorando “diferentes formatos de hardware” para expandir a presença do Xbox. Spencer pondera sobre a possibilidade de introduzir novos hardwares que permitam aos jogadores desfrutar de seus jogos em momentos e locais onde anteriormente não podiam. Essa reflexão é parte de uma visão mais ampla que busca não apenas introduzir um dispositivo portátil, mas também melhorar significativamente a experiência de software em dispositivos portáteis, especialmente aqueles que rodam Windows.
Spencer aprecia a inovação trazida por empresas como Valve, Lenovo e Asus, mas reconhece as limitações impostas pela plataforma Windows. Ele imagina uma experiência de usuário mais integrada, onde os jogadores possam fazer login com um controle e desfrutar de uma interface amigável, refletindo o desejo de uma experiência Xbox mais autêntica, independente do dispositivo.
Este foco não se limita ao hardware. A Microsoft vem expandindo a experiência do Xbox para além dos consoles tradicionais, introduzindo jogos em novas plataformas, desenvolvendo o serviço de assinatura Game Pass, e tornando jogos disponíveis em smartphones através de streaming. A visão de Spencer para o futuro dos jogos portáteis é ampla, buscando reduzir o atrito para os jogadores e permitir que desfrutem de seus jogos Xbox preferidos em qualquer dispositivo, sem comprometer a qualidade ou a experiência.
Embora Spencer não tenha anunciado um dispositivo Xbox portátil oficialmente, sua discussão sinaliza um futuro empolgante para o Xbox e os jogos portáteis. A Microsoft, sob a liderança de Spencer, está claramente empenhada em inovar tanto no hardware quanto no software, buscando oferecer uma experiência de jogo sem igual, onde quer que os jogadores estejam.
A conversa de Spencer traz um momento de reflexão importante para a indústria de jogos, sugerindo que as próximas inovações podem não vir apenas de novos títulos ou plataformas de streaming, mas também de como os jogos são jogados — tornando os dispositivos portáteis uma frente emocionante para o desenvolvimento futuro.