A relação entre videogames e atenção pode parecer contraditória em meio à era digital, onde a constante avalanche de notificações e o tempo de tela são frequentemente culpados pela diminuição da capacidade de concentração. No entanto, a Akili Interactive desafia essa narrativa com o EndeavorRX, um videogame inovador aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos como tratamento para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças. Recentemente, a FDA estendeu a autorização, permitindo que crianças a partir de 8 anos até adolescentes de 17 anos se beneficiem desse tratamento inovador.
A experiência dos usuários
Enquanto a versão pediátrica do EndeavorRX recebeu aprovação oficial, uma versão off-label destina-se a adultos. A eficácia e o aspecto de entretenimento do jogo têm sido temas de discussão ativa entre os usuários, especialmente no fórum Reddit. Alguns o descrevem como um “Mario Kart chato“, enfatizando a capacidade do jogo de estimular a mente e promover o foco e a multitarefa.
Uma abordagem inovadora para treinar a mente
O EndeavorRX é um jogo de celular de 25 minutos, destinado a ser jogado cinco vezes por semana ao longo de quatro semanas consecutivas. Seu propósito é treinar e exercitar o cérebro, visando melhorar o foco e a atenção por meio de atividades diárias. Utilizando estímulos sensoriais e desafios motores simultâneos, o jogo concentra-se nas partes do cérebro responsáveis pela atenção.
Versões específicas: crianças, adolescentes e adultos
Na versão pediátrica, o jogo orienta os jogadores a guiar seus personagens por obstáculos enquanto coletam alvos, tornando-se progressivamente mais desafiador à medida que a atenção e o desempenho melhoram. Os pais podem acompanhar o progresso de seus filhos por meio do aplicativo complementar EndeavorRx Insight.
A versão adulta mantém o mesmo conceito, mas com uma interface adulta, incentivando os jogadores a “direcionar e navegar”. A diferença reside na avaliação do progresso, que é medido por uma “pontuação de foco” em vez do monitoramento externo proporcionado aos pais na versão pediátrica.
Resultados positivos: pesquisas e recomendações
Antes da aprovação pela FDA, uma pesquisa experimental mostrou que 73% das crianças relataram melhora na atenção com o uso do EndeavorRX, em comparação com 50% no grupo de controle. Para uma avaliação rápida do jogo, os interessados podem baixar a versão de demonstração para iOS ou Android.
Procedimento de prescrição e custos
o CNET explica que os prestadores de cuidados de saúde podem prescrever o EndeavorRX, com a entrega de um código pela farmácia. O custo é de US$ 99 para uma receita de 30 dias, podendo ser pago com dólares FSA ou HSA. Já a versão off-label, EndeavorOTC, está disponível por US$ 25 mensais ou US$ 130 anuais, sem necessidade de receita médica.
Quem deve evitar o uso do EndeavorRX?
Embora o jogo ofereça uma abordagem inovadora, nem todos podem se beneficiar. Pessoas com epilepsia fotossensível, daltonismo ou certas limitações físicas podem encontrar dificuldades no uso. Comparativamente, os efeitos colaterais do jogo são significativamente mais leves do que os associados aos medicamentos tradicionais para TDAH, com apenas 5% dos usuários relatando efeitos colaterais, como náusea ou dor de cabeça.