PUBLICIDADE
Tutorial

Aprenda a instalar e usar o Microsoft Copilot no Mac

Veja também como configurar atalhos no teclado para acessar com mais facilidade e como tirar o máximo proveito da ferramenta.

PUBLICIDADE

O Copilot é uma ferramenta que tem chamado a atenção de programadores e amantes da inteligência artificial em todo o mundo. Ele utiliza uma versão avançada do modelo GPT da OpenAI, treinado especificamente em códigos-fonte para fornecer respostas mais precisas e relevantes. Sua eficiência tem sido elogiada pela forma como pode acelerar o desenvolvimento de projetos, tornando-se uma ferramenta indispensável para muitos.

E os usuários de Mac não precisam ficar com inveja da integração do chatbot no Windows 11. Eles também podem instalar o Microsoft Copilot de duas maneiras: através da App Store em Macs com chip Apple ou como um aplicativo da web em Macs com chip Intel. Além disso, é possível configurar o seu Mac para iniciar o Copilot com o pressionar de uma tecla, usando o aplicativo Shortcuts integrado.

Foto: Apple

Instalando o Microsoft Copilot pela App Store do Mac

Se você possui um Mac com chip Apple, está com sorte, pois pode instalar e executar a versão para iPad do Microsoft Copilot no seu computador. Veja como fazer:

  1. Abra o aplicativo App Store no seu Mac a partir do Dock, Launchpad ou da pasta Aplicativos no Finder.
  2. Procure por “Copilot” para encontrar o aplicativo listado na seção Apps para iPhone & iPad.
  3. Clique em Obter ao lado do nome do aplicativo para instalá-lo.
  4. Você encontrará o aplicativo no seu Launchpad, e pode arrastá-lo para o Dock para acessá-lo rapidamente.
  5. Clique duas vezes no ícone para começar a usar o programa imediatamente. Pule para a seção Primeiros Passos para se familiarizar com o aplicativo.

Como iniciar o Copilot com um atalho no teclado

Se adicionar o Copilot ao Dock não for conveniente o suficiente, e você quiser iniciar o chatbot de IA da Microsoft pressionando um botão, você pode criar um atalho personalizado usando o aplicativo Shortcuts no macOS:

  1. Abra o aplicativo Shortcuts integrado no seu Mac. Você o encontrará no Launchpad dentro da pasta Outros. Alternativamente, use a busca do Spotlight no seu Mac (Command + Espaço) para encontrá-lo.
  2. Selecione Todos os Atalhos no sidebar esquerdo e clique no botão de adição (+) na barra de ferramentas no topo da janela para criar um novo atalho.
  3. Arraste a ação Abrir App da barra lateral direita para o espaço vazio à esquerda.
  4. Clique no campo Azul do Aplicativo e use a barra de pesquisa para encontrar e selecionar o Copilot.
  5. Em seguida, mude para a guia Informações (i) da barra lateral e clique em Adicionar Atalho de Teclado.
  6. Agora, insira uma combinação de teclas que você goste, mas certifique-se de que ela não se sobreponha com outros atalhos de teclado úteis do Mac. Em seguida, pressione a tecla voltar.
  7. Você pode sair do aplicativo Shortcuts agora e digitar o atalho de teclado que adicionou para iniciar rapidamente o Microsoft Copilot no seu Mac, não importa o que esteja fazendo.

Instalando como um aplicativo da Web

Se você possui um Mac com chip Intel, não poderá instalar o aplicativo para iPad do Copilot na App Store do Mac. Em vez disso, você precisará instalar o Microsoft Copilot como um aplicativo da web no macOS Sonoma ou posterior:

  1. Primeiro, atualize seu Mac se ele não estiver rodando pelo menos o macOS Sonoma.
  2. Abra o Safari e vá para a página da web do Microsoft Copilot.
  3. Agora, clique em Arquivo > Adicionar ao Dock no menu do Safari.
  4. Quando você receber uma confirmação, clique em Adicionar.

Você encontrará o aplicativo da web do Copilot no seu Dock imediatamente. Inicie-o para começar.

PUBLICIDADE

Primeiros passos

Quando você iniciar o Copilot pela primeira vez, verá sua tela de boas-vindas pedindo que você concorde com os Termos de Serviço da Microsoft. Clique em Continuar e siga estas etapas para configurar o Copilot no seu Mac adequadamente:

  1. A primeira coisa que você deve fazer é ativar o GPT-4, pois essa é uma das maiores vantagens de usar o Copilot em relação ao ChatGPT. Role para baixo na tela principal e ative Usar GPT-4.
  2. Em seguida, clique no ícone de reticências (…) no canto superior direito da janela e escolha Mostrar Todos os Tons para personalizar as respostas do Copilot.
  3. Você pode escolher entre Criativo, Equilibrado e Preciso. Por padrão, está configurado como Criativo, que oferece respostas descritivas. Vovê ppode usar a configuração Preciso, caso prefira respostas concisas apenas com os fatos que precise.
  4. Além disso, você pode clicar em Entrar no canto superior esquerdo da janela e fazer login com sua conta da Microsoft. Isso permite que faça mais perguntas e tenha conversas mais longas com a IA.
  5. Neste ponto, você está pronto para usar o Copilot no seu Mac em seu potencial máximo. Se desejar fazer mais ajustes, clique no ícone de três linhas no canto superior esquerdo para acessar o menu de configurações do aplicativo. Aqui, você pode alterar o tema, região e idioma, permissões e configurações de privacidade.

Benefícios de usar o Copilot em vez do ChatGPT

A maior vantagem de usar o chatbot de IA da Microsoft em relação à oferta do ChatGPT da OpenAI é que você pode acessar o GPT-4 gratuitamente. Isso significa que você pode incluir imagens em suas consultas, aproveitar a geração de arte DALL·E 3, instalar plugins de terceiros para expandir o conjunto de recursos do Copilot e muito mais.

Os usuários do ChatGPT, por outro lado, precisam pagar uma assinatura mensal do ChatGPT Plus para acessar esses recursos. Embora seja possível usar o ChatGPT em um Mac, você não encontrará a versão para iPhone ou iPad do ChatGPT na App Store.

Também vale ressaltar que o ChatGPT não permite que você altere o tom de suas respostas como o Copilot. No geral, se você deseja a melhor experiência com ele no seu Mac sem precisar gastar um centavo, o Microsoft Copilot é a melhor opção – pelo menos por enquanto.

PUBLICIDADE

Tiago Elias

Sou estudante de engenharia civil na UFRN e formado em edificações pelo IFRN. Porém, sou sobretudo um amante e especialista em tecnologia. Ansioso por novas descobertas nesse campo empolgante, me mantenho sempre atualizado sobre as últimas tendências tecnológicas e eletrônicas, explorando como a tecnologia impacta nossa vida cotidiana. Além da tecnologia, tenho paixão por cinema, séries e música, que enriquecem minha criatividade e perspectiva. Como escritor, minha missão é traduzir conceitos complexos em palavras acessíveis, tornando as inovações compreensíveis para todos.

Deixe uma resposta