PUBLICIDADE
Aplicativos

Google Drive ganha digitalizador de documentos no próprio app

PUBLICIDADE

O Google anunciou uma série de atualizações significativas para o scanner do Google Drive em dispositivos Android e iOS, visando aprimorar a experiência dos usuários ao digitalizarem documentos físicos. Essas melhorias representam um passo adiante na integração de tecnologias de aprendizado de máquina para oferecer funcionalidades mais avançadas e eficientes.

Desde o lançamento inicial do scanner no Google Drive para dispositivos Android, os usuários têm desfrutado da capacidade de digitalizar documentos físicos, como recibos e passaportes. No início deste ano, o aplicativo foi aprimorado com recursos de aprendizado de máquina que recomendam sugestões de títulos relevantes para os documentos digitalizados. Agora, as últimas atualizações trazem melhorias adicionais, tornando a experiência ainda mais intuitiva.

Entre as melhorias, destacam-se a captura automática, que acelera o processo de digitalização, o visor da câmera que auxilia na posição adequada do documento para garantir a mais alta qualidade na digitalização e a opção de importar do rolo da câmera. Além disso, um novo botão do scanner permite uma inicialização mais rápida para as digitalizações.

Expansão para dispositivos iOS

Ainda mais esperada é a expansão do scanner do Google Drive e do recurso de sugestão de títulos para dispositivos iOS. Agora, usuários de iPhones e iPads podem desfrutar das mesmas funcionalidades avançadas ao digitalizarem e organizarem documentos físicos. A facilidade de uso é mantida, permitindo cortes, ajustes e recebendo sugestões de títulos relevantes com base no aprendizado de máquina.

O processo para dispositivos iOS é semelhante ao dos dispositivos Android. Basta abrir o aplicativo Drive, selecionar a opção de digitalizar através do ícone da câmera ou do botão digitalizar, ajustar conforme necessário e salvar no Drive. Essa uniformidade na experiência do usuário promove uma transição suave entre diferentes plataformas, garantindo consistência na qualidade das digitalizações.

Ritmo de implementação e disponibilidade

Para usuários de dispositivos iOS, a implementação está sendo realizada de forma escalonada. Enquanto isso, para dispositivos Android, o recurso já está disponível, proporcionando uma vantagem imediata para essa base de usuários.

PUBLICIDADE

Ambas as atualizações estão disponíveis para todos os clientes e usuários do Google Workspace com contas pessoais do Google, garantindo uma ampla acessibilidade às melhorias no scanner do Google Drive.

Como utilizar as novas funcionalidades no Google Drive

Para usuários de dispositivos Android, a nova câmera FAB (botão de ação flutuante) acima do ícone “mais” no canto inferior direito é o ponto de partida como mostra anúncio. Esse botão inicia um visor que pode fazer a varredura automaticamente, mas também oferece a opção de captura manual na parte inferior. O visor auxilia na posição do documento para garantir a mais alta qualidade de digitalização. Toques simples na visualização permitem ajustar limites, girar e aplicar filtros, incluindo opções como Cor, Escala de Cinza, Preto e Branco e Foto.

Demonstração scanner do Google Drive (Imagem: Blog Google)
Demonstração scanner do Google Drive (Imagem: Blog Google)

Após a digitalização, tocar em “Salvar” aciona o aprendizado de máquina para sugerir títulos relevantes, indo além da simples data. O Drive agora reconhece o conteúdo do documento, diferenciando um recibo e até anexando o local da loja. Os usuários também têm a liberdade de decidir onde armazenar o PDF antes de carregá-lo.

A implementação para dispositivos iOS segue um processo semelhante, garantindo uma experiência consistente para todos os usuários, independentemente da plataforma escolhida.

PUBLICIDADE

Thiago Santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por inovação e sempre antenado nas últimas tendências tecnológicas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao avanço da ciência, e estou empenhado em contribuir para esse progresso. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo entretenimento e tecnologia.

Deixe uma resposta