PUBLICIDADE
Notícias

YouTube irá restringir vídeos de armas para menores de 18 anos

YouTube impõe restrições para vídeos de armas, proibindo tutoriais perigosos e limitando acesso a menores de 18 anos.

PUBLICIDADE

O YouTube anunciou uma atualização significativa em sua política de conteúdo envolvendo armas de fogo, com novas restrições de idade e proibições para determinados tipos de vídeos. A mudança, que entrará em vigor em 18 de junho de 2024, visa restringir a visualização de conteúdos sobre armas caseiras e automáticas para menores de 18 anos e proibir tutoriais que ensinem a remover dispositivos de segurança das armas.

Conforme detalhado em uma notificação na página de política de armas de fogo do YouTube, a nova diretriz afirma: “A partir de 18 de junho de 2024, determinados conteúdos que mostram como remover dispositivos de segurança serão proibidos. Conteúdo que mostre o uso de armas de fogo caseiras, armas de fogo automáticas e determinados acessórios para armas de fogo terá restrição de idade.” Essas mudanças refletem uma resposta direta a preocupações crescentes sobre a acessibilidade de conteúdo perigoso para jovens usuários da plataforma.

Declaração do YouTube

Javier Hernandez, porta-voz do YouTube, comentou as mudanças em uma declaração ao Engadget: “Essas atualizações em nossa política sobre armas de fogo fazem parte de nossos esforços contínuos para manter políticas que reflitam o estado atual do conteúdo no YouTube. Por exemplo, a impressão 3D tornou-se mais disponível nos últimos anos, por isso estamos a expandir as nossas restrições a conteúdos que envolvam armas de fogo caseiras. Revisamos regularmente nossas diretrizes e consultamos especialistas externos para garantir que estamos traçando os limites no lugar certo.

Hernandez destacou ainda que as novas restrições se aplicarão ao uso real de armas de fogo, mas não afetarão videogames, clipes de filmes ou outros conteúdos artísticos. Exceções também podem ser feitas para conteúdos de interesse público, como vídeos militares, policiais, noticiosos ou de zonas de guerra.

A mudança ocorre um ano após o Tech Transparency Project (TTP), uma organização de vigilância sem fins lucrativos, ter criticado o YouTube por recomendar conteúdo relacionado a armas para contas de crianças. O TTP criou contas fictícias de crianças para investigar a facilidade com que os algoritmos do YouTube direcionavam menores a vídeos de armas. Essas contas, representando meninos de 9 e 14 anos, foram expostas a playlists de videogames populares e monitoradas para verificar as recomendações subsequentes. Os resultados mostraram que o YouTube frequentemente recomendava vídeos sobre armas e tiroteios, incluindo tutoriais para transformar pistolas em armas automáticas e cenas de tiroteios em escolas.

A denúncia do TTP levou a uma resposta imediata do promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg, que pediu uma reunião com o CEO do YouTube, Neal Mohan, para discutir a presença de tutoriais de “armas fantasmas” na plataforma. “Armas fantasmas” são armas de fogo montadas com peças impressas em 3D ou componentes de kits, que podem ser montadas sem números de série, tornando-as difíceis de rastrear.

PUBLICIDADE

Katie Paul, diretora do TTP, elogiou a mudança de política do YouTube, mas destacou a importância de sua implementação rigorosa. “As mudanças na política do YouTube para conteúdo sobre armas com restrição de idade são um passo na direção certa, visto que as armas de fogo são a causa número um de morte de crianças e adolescentes na América, mas não está claro por que a empresa demorou tanto para resolver o problema“, afirmou Paul em um comunicado à imprensa. Ela enfatizou que o verdadeiro teste seria se o YouTube aplicaria de fato suas novas políticas.

Detalhes da nova política

O YouTube especificou que a partir de 18 de junho de 2024, qualquer conteúdo que mostre como remover dispositivos de segurança das armas será proibido. Além disso, vídeos que envolvem o uso de armas de fogo caseiras, automáticas e determinados acessórios terão restrição de idade, permitindo apenas a visualização por maiores de 18 anos.

A política também proíbe a venda de armas de fogo e acessórios, instruções sobre a fabricação de armas, munições e acessórios, e qualquer conteúdo que ensine como instalar ou remover dispositivos de segurança das armas. A plataforma reforçou que transmissões ao vivo mostrando alguém manuseando armas de fogo também serão proibidas.

O YouTube imporá restrições de idade e proibições a vídeos de armas, visando maior segurança para menores
O YouTube imporá restrições de idade e proibições a vídeos de armas, visando maior segurança para menores (Imagem: N10 Tecnologia)

Criadores de conteúdo no YouTube precisam estar atentos às novas diretrizes para evitar penalidades. Caso violem essas políticas, os vídeos serão removidos e os canais podem receber avisos que podem levar ao encerramento da conta após múltiplas infrações. O YouTube enfatiza a necessidade de criadores evitarem links para sites que vendem armas ou acessórios nas descrições de seus vídeos.

PUBLICIDADE

Thiago Santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por inovação e sempre antenado nas últimas tendências tecnológicas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao avanço da ciência, e estou empenhado em contribuir para esse progresso. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo entretenimento e tecnologia.

Deixe uma resposta